sábado, 18 de maio de 2013

Mulher faz cirurgia após ficar presa em catraca

Estudante diz que cirurgia bariátrica foi um investimento (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)
A estudante Carla Zurutuza, 30 anos, perdeu 37 kg após uma cirurgia bariátrica, que na segunda-feira (13) completou cinco meses, e passou a cuidar da alimentação e fazer exercícios para emagrecer mais. Ela criou coragem para enfrentar o procedimento cirúrgico depois de ficar ferida em um ônibus coletivo em Campo Grande ao ser obrigada pelo motorista a passar pela catraca e 'entalar' no equipamento por ser obesa.

“Antes, eu não me preocupava em ser gorda. Quando vi que era uma limitação na minha vida e me prejudicava eu tive que tomar uma atitude”, disse  Depois do incidente, Carla tentou evitar a possibilidade de operar, fez dieta, tomou remédios manipulados para perder peso, mas o resultado não foi o esperado. “Fui parar no hospital porque minha pressão caiu. O médico falou para eu não ficar com essas fórmulas e dietas malucas. Disse que se eu procurasse um médico [especialista] ou um nutricionista, iria emagrecer”.

Ela foi orientada pelos profissionais de que a cirurgia seria a melhor forma. Na época, ela pesava 153 kg. A estudante conta que recebeu críticas da família quando revelou o desejo em fazer a cirurgia. “Minha mãe não aceitava, tinha medo que eu passasse mal, morresse”, relata.

Ainda assim, decidida a mudar de vida, foi internada e entrou no centro cirúrgico para a intervenção no dia 13 de dezembro de 2012. A operação durou 2h30. Dois dias depois, começou a fazer exercícios com fisioterapeuta. “A cada hora eu tinha que caminhar pelos corredores, durante 10 minutos, para evitar trombose e ativar a circulação”, conta.Carla teve, ainda, que ficar com um dreno por mais de uma semana. “Foi ruim para dormir, para tomar banho. Depois que tirei foi um alívio”.

Uma nutricionista elaborou uma dieta para a mulher. Nos 30 primeiros dias, tomava apenas líquidos. Depois, passou 25 dias comendo alimentos processados em liquidificador, peneirados e coados. “Senti falta de mastigar. Pedi para que fossem liberados alguns alimentos e deixaram comer gelatina e iogurte”, lembra.

Atualmente, a estudante consome 800 calorias por dia. Na hora do almoço, são duas colheres de arroz, uma de feijão e um pouco de carne. “Não consigo comer mais que isso porque passo mal”.

Com todo o esforço, ela já diminuiu 12 números do manequim, passando do 64 para o 52. “Agora é mais fácil encontrar roupas que sirvam”, diz.

A estudante conta que pretende começar a fazer exercícios físicos tão logo termine a faculdade. Ela explica que tem que conciliar estudo e estágio. “Fui temporariamente liberada [dos exercícios, pelo médico] por falta de tempo”.

Ela diz que está acostumada com os hábitos saudáveis, diz que ficou até mais comunicativa. “Quando perguntam por que estou emagrecendo, digo que operei. É outra vida”.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança