terça-feira, 28 de maio de 2013

Juro atinge até 192% ao ano e volta a subir para consumidor

 



















Depois de quatro meses em queda, as taxas de juros ao consumidor voltaram a subir. Segundo pesquisa mensal da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), na média entre todas as modalidades, a elevação foi pequena - apenas 0,3 ponto percentual ou 0,56% entre março e abril -, mas já revela uma tendência para os próximos meses. Portanto, quem está pensando em contrair algum tipo de financiamento ou comprar a prazo, é bom ficar atento.Com a inflação que continua a pressionar, a expectativa é de novas elevações na taxa básica de juros da economia, a Selic, encarecendo o crédito, que também deve custar mais, tendo em vista a inadimplência que não vem dando trégua."Os juros têm dois componentes: o custo do dinheiro e a inadimplência. Como há perspectiva de mais elevações da Selic pelo Comitê de Política Monetária, o Copom, e como a inadimplência do consumidor cresceu muito nos últimos 12 meses, é natural que os bancos, para se proteger, elevem suas taxas. Uma coisa puxa a outra. Então, essa pressão para cima nos juros é natural", explica o presidente do Instituto Brasileiro dos executivos de Finanças no Ceará (Ibef-CE), Delano Macedo de Vasconcelos.E completa: "um dos itens que mais puxou o resultado para baixo das instituições financeiras foi a inadimplência. Além do que, por conta disso, o Banco Central aumentou o rigor sobre o provisionamento das instituições. Ou seja, tudo conspira contra a redução dos juros". 
Maior taxa desde dezembroCom a elevação anotada em abril, na comparação com março, a taxa de juros média geral para pessoa física passou de 5,4% ao mês (87,97% ao ano) para 5,43% ao mês (88,61% ao ano). Esta é a maior taxa de juros desde dezembro/2012, segundo a última pesquisa da Anefac. 
Linhas de créditoDas seis linhas de crédito pesquisadas pela Associação, em abril deste ano, quatro foram elevadas (juros do comércio, CDC-bancos - financiamento de automóveis, empréstimo pessoal - bancos e empréstimo pessoal-financeiras); uma manteve-se inalterada, no caso, aquela cobrada pelas administradoras de cartão de crédito para o crédito rotativo; e apenas uma sofreu redução, aquela cobrada para quem usa o cheque especial.A maior elevação verificada pela entidade foi nos juros cobrados pelo comércio (2,5%), passando de 4% ao mês (60,1% ao ano), em março, para 4,1% ao mês (61,96% ao ano), em abril último. Esta é a maior desde novembro do ano passado, quando era de 4,3% ao mês, ou de 65,73% ao ano.Na segunda posição, aparecem os juros para o financiamento de veículos (CDC - Bancos - financiamento de automóveis). Nesta modalidade, houve uma elevação de 1,32%, passando a taxa de 1,52% ao mês (19,84% ao ano) em março, para 1,54% ao mês (20,13% ao ano), em abril. Esta é também a maior desde novembro de 2012 (1,64% ao mês, ou 21,56% ao ano).Já a terceira maior alta veio do empréstimo pessoal oferecido pelos bancos à pessoa física, que teve aumento de 1,03%, passando de 2,91% ao mês (41,09% ao ano) para 2,94% ao mês (41,58% ao ano) entre os dois meses pesquisados. Seguindo o mesmo comportamento das outras modalidades, a taxa de abril é a maior desde novembro de 2012 (3,14% ao mês, ou 44,92% ao ano).Outro tipo de crédito que também teve os juros aumentados em abril deste ano, ante março, foi o empréstimo pessoal por meio de financeiras - 0,44%, o que resultou em uma taxa de juros saindo de 6,88% ao mês (122,21% ao ano), em março último, para 6,91% ao mês (122,96% ao ano), em abril. A taxa do quarto mês de 2013 é a maior desde fevereiro último (6,94% ao mês, ou 123,71% ao ano), aponta a Anefac. 
Em quedaEmbora ainda alta, a única modalidade de crédito que apresentou redução nos juros cobrados em abril, no confronto com março, foi a do cheque especial. Houve uma redução de 0,26%, passando de 7,72% ao mês (144,09% ao ano) para 7,7% ao mês (143,55% ao ano). Já no cartão de crédito, a taxa se manteve estável em 9,37% ao mês (192,94% ao ano). 
Custo PaísAinda na avaliação de Macedo, do Ibef-CE, "o maior problema dos juros no País não é o custo do dinheiro, mas o custo Brasil", o que envolve pesados impostos, entre outros fatores. 
Projeção"Há perspectiva de mais elevações da Selic e como a inadimplência cresceu muito é natural que os bancos elevem os juros"
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança