segunda-feira, 8 de abril de 2013
Morre aos 87 anos Margaret Thatcher
A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu, nesta segunda-feira, aos 87 anos vítima de um acidente vascular cerebral, informou seu porta-voz, lorde Bell. "Com grande tristeza Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã", disse Bell em um breve comunicado.
Thatcher foi a única mulher que chegou ao posto de primeira-ministra no Reino Unido e ficou no poder entre 1979 e 1990. Foi durante seu mandato, em 1982, que ocorreu a Guerra das Malvinas, que envolveu a Argentina a o Reino Unido.
Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma familia humilde.
Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica. Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a "Dama de Ferro", como ficou conhecida pelo seu estilo autoritário de governo, apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.
Grande perda para a Inglaterra
David Cameron caracterizou Thatcher como uma "grande britânica e a rainha Elizabeth 2ª falou com tristeza sobre sua morte. "Foi com grande tristeza que soube da morte de Thatcher. Perdemos uma grande líder, uma grande premiê e uma grande britânica", disse o primeiro-ministro na conta oficial de Downing Street no Twitter.
Um porta-voz do Palácio de Buckingham disse em comunicado que "a rainha ficou triste em receber a notícia da morte da baronesa Thatcher. Sua Majestade enviará uma mensagem reservada de solidariedade à família".
Segundo o gabinete britânico, ela terá um funeral com o mesmo status da Rainha Mãe e da Princesa Diana, segundo seu próprio desejo.
Em dezembro do ano passado, a ex-premiê foi internada para uma cirurgia de retirada de um tumor na bexiga . Ela sofria de demência e, nos últimos anos, apareceu poucas vezes em público.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário