segunda-feira, 15 de abril de 2013

Codern busca nova solução portuária

 
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e a Federação das Indústrias do Estado (Fiern) estudam a possibilidade de construir um porto em Caiçara do Norte, distante 149 quilômetros de Natal. O porto seria a possível solução para atender as necessidade do setor de mineração para a exportação. Relatório da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte entregue recentemente à direção da Codern revela que, na costa daquele município, uma falha geológica no mar permite a navegação de embarcações de grande porte – com mais de 50 mil toneladas.Para isso, as entidades buscam parcerias com o poder público, nas três esferas do poder, além da Confederação Nacional das Industrias (CNI), federações e empresários de diversos setores da economia para encomendar estudos técnicos de viabilidade econômica. O minério, depois da fruticultura e extração salineira,  são os principais produtos da pauta de exportação.Mas, para sair do papel – a exemplo de projetos como o de criação de um porto em Porto do Mangue, ampliação do Porto de Natal para a margem esquerda do Rio Potengi, entre outros, cogitados por mineradoras e anunciados pelo governo ao longo dos anos - o porto para escoar graneis sólidos de Caiçara do Norte deve ultrapassar desafios.Entre os principais estão a implantação de infraestrutura e logística de transporte, com  novos modais que busquem diminuir  custos. Segundo dados de especialistas, o preço do frete significa 64% dos custos gastos com logística. Os acessos – um dos entraves encontrados por exportadores no Porto de Natal – são considerados essenciais para permitir a ampliação e melhor circulação de mercadorias, dentre outras exigências do mercado. 
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

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PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

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AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança