A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e a Federação das Indústrias do Estado (Fiern) estudam a possibilidade de construir um porto em Caiçara do Norte, distante 149 quilômetros de Natal. O porto seria a possível solução para atender as necessidade do setor de mineração para a exportação. Relatório da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte entregue recentemente à direção da Codern revela que, na costa daquele município, uma falha geológica no mar permite a navegação de embarcações de grande porte – com mais de 50 mil toneladas.Para isso, as entidades buscam parcerias com o poder público, nas três esferas do poder, além da Confederação Nacional das Industrias (CNI), federações e empresários de diversos setores da economia para encomendar estudos técnicos de viabilidade econômica. O minério, depois da fruticultura e extração salineira, são os principais produtos da pauta de exportação.Mas, para sair do papel – a exemplo de projetos como o de criação de um porto em Porto do Mangue, ampliação do Porto de Natal para a margem esquerda do Rio Potengi, entre outros, cogitados por mineradoras e anunciados pelo governo ao longo dos anos - o porto para escoar graneis sólidos de Caiçara do Norte deve ultrapassar desafios.Entre os principais estão a implantação de infraestrutura e logística de transporte, com novos modais que busquem diminuir custos. Segundo dados de especialistas, o preço do frete significa 64% dos custos gastos com logística. Os acessos – um dos entraves encontrados por exportadores no Porto de Natal – são considerados essenciais para permitir a ampliação e melhor circulação de mercadorias, dentre outras exigências do mercado.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
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