sábado, 23 de fevereiro de 2013
'Não vai trazer grandes mudanças', novo Papa diz Dom Geraldo
O cardeal arcebispo émérito de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo, vai participar pela segunda vez do conclave que irá escolher um novo Papa. Para ele, o novo pontífice será conservador e não deve promover grandes mudanças na Igreja Católica.
“Todo Papa tem que ter a parte conservadora. Nenhum Papa vai trazer grandes mudanças. O que vai modificar é algum aspecto da disciplina, mas isso é normal. O dogma não vai ser mudado", disse, entrevista ao G1.
Dom Geraldo vai viajar para Roma no próximo domingo (24) para participar da escolha do novo Papa, ainda sem data para marcada.Bento XVI anunciou a rénuncia no dia 11 de Fevereiro.Aquilo que Cristo deixou não pode ser mudado", diz ele. "Por exemplo, que o aborto vai ser encarado de modo diferente. Isso não pode acontecer”, afirma.
Dom Geraldo participou do conclave de 2005, que escolheu Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI. Para ele, esses anos que separam uma decisão da outra não trouxeram modificações na forma de realizar o processo. “Espero que tudo ocorra bem. Não terá novidades. O Conclave executa exatamente o que está escrito nas normas para eleição de um Papa”, diz.
Para Dom Geraldo, Bento XVI deixa um legado positivo para a Igreja Católica. “Tenho a maior veneração pelo Papa pelo seu pontificado curto, mas que deixa para a Igreja no mundo inteiro um testemunho de muita fidelidade ao cumprimento da sua missão”, afirma.
Os desafios do novo Papa, crê o cardeal arcebispo, deverão ser os mesmos enfrentados por Bento XVI. "Ele [o novo], naturalmente, vai assumir um pontificado sempre com novas desafios, sobretudo nos dias de hoje que as mudanças são rápidas. Mas não terá grandes novidades".
O Conclave
Ao todo, 116 cardeais devem participar da escolha do novo Papa, sendo que cinco deles são brasileiros. Além de Dom Geraldo Majella, os demais brasileiros concorrentes e votantes são o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Dom Raymundo Damasceno de Assis, de 76 anos; o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, de 78 anos; Dom João Braz de Aviz, de 65; e o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, de 63.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário