terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Inscrições no Sisu começam com falha no sistema
As inscrições no começaram há apenas um dia, mas já estão cercadas de dúvidas e reclamações por parte de candidatos em todo o Brasil. Durante os primeiros minutos do procedimento, que teve início às 0h de ontem, uma falha no site do sistema permitiu o vazamento de informações de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Estudantes que acessaram a página nesse período puderam visualizar dados como nome, telefone, endereço de e-mail e notas de pessoas desconhecidas. O problema deixou muitos candidatos com desconfianças e preocupações em relação à segurança do site.
Ao clicar no link "Ajuda", a estudante Rebeca Mont´Alverne relatou que pode ver todas informações de um outro participante do exame. "Achava que era só um erro, mas atualizei e continuou do mesmo jeito. Fiquei com medo porque se eu tive esse acesso, é provável que outras pessoas tenham visto meus dados também", disse Rebeca.
Erro
Apesar do equívoco, a candidata conseguiu fazer a inscrição normalmente e, algumas horas depois, contatou que o problema havia sido corrigido. No entanto, para Rebeca, que prestou o exame pela primeira vez, o Sisu ainda é falho e instável. "Disseram que não ia ter nenhum erro esse ano, mas aconteceu isso. Já deveriam estar preparados para o número de pessoas que vão entrar na página, pois eles sabem que será alto", alegou.
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu a falha no site durante os primeiros minutos de inscrição, mas alegou que não era possível alterar os dados. Ainda de acordo com o MEC, o problema já foi solucionado e as causas estão sendo investigadas.
O procurador da República Oscar Costa Filho afirmou que, até a manhã de ontem, não havia sido registrada nenhuma denúncia ou reclamação formal de estudantes cearenses que se sentiram prejudicados pelo vazamento, mas destacou que o Ministério Público Federal (MPF) irá verificar, junto ao MEC, os motivos da falha e qual foi a extensão dos danos. Costa Filho ressaltou, ainda, que somente após a investigação o órgão poderá tomar qualquer providência em relação ao caso.
"Esse sistema é auditável, tem como saber o que aconteceu. Podemos pedir uma auditoria para averiguar se essas falhas foram como as da redação, mas ninguém sabe se isso tornou o sistema vulnerável nem qual foi a extensão do problema. Pode ser que seja só a ponta do iceberg", afirmou, ontem, o procurador da República.
Após a última nota divulgada pelo MEC, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, negou que tenha ocorrido vazamento e alteração de dados de candidatos no Sisu aberto na madrugada e que oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. "Nos primeiros minutos da abertura, quatro a cinco estudantes entraram na página que dava acesso a alguns dados. Não pode alterar nada, não tem nenhuma implicação ou desdobramento e foi imediatamente corrigido. Tudo andou com segurança e estabilidade".
Fortaleza tem 2º maior número de inscritosAté a noite de ontem, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou as inscrições de quase meio milhão de candidatos. O prazo vai até a próxima sexta-feira (11). A inscrição é, exclusivamente, pela internet. Apenas na primeira hora, foram registradas mais de 80 mil inscrições.
De acordo com o Ministério das Educação (MEC), o Rio de Janeiro registrou o maior número de inscritos, com 23.669 estudantes. Fortaleza aparece em segundo lugar, com 14.418. Em seguida, estão São Paulo (12.109), Teresina (7.112) e Maceió (5.707).
Durante a manhã desta segunda-feira, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) estiveram entre as três instituições de todo o País com maior número de inscritos. No último balanço divulgado pelo MEC, o IFCE estava na segunda colocação, atrás apenas do Instituto Federal de São Paulo (ISP). Na UFC, é ofertado um total de 6.258 vagas, enquanto no IFCE 1.840 postos foram disponibilizados aos aluno que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio.
A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia14 de janeiro de 2013. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22 deste mês. A segunda chamada no processo será divulgada no dia 28, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário