domingo, 20 de janeiro de 2013
Especialistas recomendam sexo na gravidez para manter romance entre futuros pai e mãe
O sexo faz parte da vida de qualquer casal. Mas, quando a mulher engravida, surge a dúvida: posso transar mesmo com o barrigão já crescendo? Alguns casais têm receio de machucar o bebê. Bobagem. Segundo os especialistas, isso não passa de mito. O feto está bem protegido pela musculatura uterina e pela bolsa amniótica. Portanto, o sexo não afeta o neném e é, inclusive, importante ser mantido nessa etapa da vida para não afastar o casal.
Se a gravidez for de risco ou se houver alguma complicação, como sangramento ou descolamento de placenta, o próprio ginecologista-obstetra vai recomendar a abstinência. Fora isso, sinal verde.
“Não há nenhuma contraindicação. Porém, é uma fase em que o corpo da mulher está em ebulição hormonal. Algumas têm o apetite sexual aumentado, outras ficam sem libido. Não há regras. O importante é o casal estar junto, conversar e entender o momento pelo qual está passando”, diz a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, coordenadora doPrograma de Estudos em Sexualidade da Universidade São Paulo.
Apesar de não haver restrições, na prática a atividade sexual do casal grávido diminui. Segundo a psicóloga e sexóloga Sheila Reis, a redução gira em torno de 40% a 60%. Entre os motivos estão as mudanças físicas e emocionais que os hormônios causam na mulher. “O 1º trimestre é uma fase mais complicada. A progesterona está em alta e a mulher sente enjoo, sono, cansaço. Além disso, nesse início, a mulher tem receio de abortamento natural.”
Passado esse período, a mulher entra numa fase mais propícia ao sexo: está mais acostumada às alterações do seu corpo, já afastou o receio de aborto, e a barriguinha não a impede de fazer nada. “O 2º trimestre é a fase mais convidativa ao sexo. A grávida está se achando poderosa, o que pode se traduzir numa sexualidade mais aflorada ”, afirma a psicóloga e sexóloga Rachel Varaschini, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.
Já do 6º ao 9º mês, a barriga volumosa e a proximidade do parto trazem de volta ansiedade e desconforto. “A barriga grande e pesada pode dificultar o sexo. Mas a conversa, o carinho, as carícias íntimas podem e devem ser mantidas. E se ambos quiserem, o sexo pode e deve acontecer, também”, diz Carmita.
Caso a mulher também queira, não há problema algum em fazer sexo às vésperas de o neném nascer. “Mas como o eixo de equilíbrio da grávida está alterado, é bom evitar malabarismos”, lembra Cássio Sartório, ginecologista do Centro de Fertilidade Vida.
Um outro mito do sexo na gravidez é o de que o esperma pode atingir o feto. O ginecologista Renato Sá, do Hospital Icaraí e da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia do Rio, explica que um tampão mucoso que se forma na entrada do colo do útero da grávida mantém o órgão fechado e livre de contaminação. Outra boa notícia é que o orgasmo libera endorfina, hormônio que dá sensação de bem-estar para a mulher e faz bem ao bebê.
AS MELHORES POSIÇÕES
PAPAI E MAMÃE: nos dois primeiros meses, a ausência de barriga ainda permite essa posição e o peso do parceiro não incomoda. Quando a barriga já aparece, mas ainda não está tão grande, o homem deve ficar apoiado pelos braços, elevando seu tronco. Dessa forma, não pressiona a barriga da mulher.
AJOELHADOS: um de frente para o outro. Com uma das pernas, ela entrelaça as do parceiro. Posição confortável até os 4 meses, quando a barriga não estiver muito grande.
CONCHINHA: todas as posições e variações laterais são confortáveis até o fim da gestação, pois a mulher fica com a barriga apoiada de lado na cama e a coluna não é exigida.
SENTADA: boa opção aos 7 ou 8 meses. Sobre o parceiro, a mulher pode controlar os movimentos, sem que a barriga pese.
GANGORRA: o casal senta um de frente para o outro e ela põe as pernas sobre as pernas dele. É uma boa posição, mesmo quando a barriga já passou dos 6 meses porque não há pressão.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário