domingo, 30 de dezembro de 2012
Tecnologia revoluciona as operações bancárias
Leitura da íris e da palma da mão e até a voz são as promissoras armas para zerar o número de golpes virtuais em contas bancárias no próximo ano. Tecnologias como biometria, códigos cifrados como o QR Code, certificação digital e teclado virtual são os investimentos das instituições financeiras para garantir a segurança dos clientes em 2013.
Para as pessoas jurídicas, o Banco do Brasil criou o BB Token, um dispositivo de segurança com conexão USB, semelhante a um pen drive, contudo sem a função de armazenamento de arquivos. O gerente executivo da Diretoria de Gestão de Segurança do Banco do Brasil, Luiz Fernando Ferreira Martins, explica que os dados são criptografados e que os clientes podem fazer as transações com mais segurança.
Para as pessoas físicas, o BB oferece uma solução baseada na tecnologia QR Code (código de barras bidimensional) e criptografia, oferecendo mais praticidade e segurança aos clientes que utilizam a internet.
TRANSAÇÕES MAIS ÁGEIS
Para o gerente financeiro do Rio Scenarium, Ceslau Torzecki, 28 anos, as transações ficaram mais ágeis com o dispositivo móvel, além de mais fácil, pois não há necessidade de fazer as operações sempre no mesmo computador.
Executivo do HSBC, Leignes Andreatti lembra que há pouco tempo os cartões com chip eram a grande novidade e que, hoje, biometria e demais tecnologias com identificação digital vão dominar o mercado no setor bancário.
Gerente regional da Caixa Econômica Federal, Thiago Blanc destaca que o banco lançou o aplicativo de educação financeira chamado “Se Liga na Caixa”, com foco principal no público universitário que pode não estar acostumado com as novas tecnologias nas operações.
Segundo Blanc, o jogo é uma forma divertida e educativa de ensinar aos jovens como administrar seus recursos e a equilibrar a saúde financeira. O download pode ser feito pelo iTunes, no link http://itunes.apple.com
Teclado virtual é reforço na hora de informar as senhas
Para garantir a segurança nas operações virtuais na conta de um usuário, vale qualquer mecanismo. Um deles é o teclado virtual, que passa despercebido para quem usa, mas veta qualquer brecha para que softwares maliciosos tenham acessos às senhas na web.
Mas afinal, tecnicamente, qual é o propósito dessa ferramenta? Analista de Tecnologia da Informação da Snap Informática, Diego Ramirez explica: “O teclado virtual faz com que vírus não identifiquem o que o usuário digite. Existem softwares que fazem um ‘key map’, ou seja, gravam tudo que é digitado no computador”. Quando se digita só com cliques, mais chances de garantir a segurança.
Segundo o especialista, até esse simples recurso causa receio, pois é preciso baixar programas como Flash e ActiveX para fazer o teclado virtual funcionar. Poucos sabem qual é a finalidade das novas tecnologias, mas é bom investigar qual é o verdadeiro uso dessas ferramentas. Vale consultar junto aos sites do bancos ou até questionar funcionários nas agências.
Leitura digital dos clientes já é implementada no país
O Bradesco tem 94% de sua rede de agências com leitor biométrico. No Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, a cobertura é de 100%. O diretor do departamento Bradesco Dia e Noite, Luca Cavalcanti, explica que as operações com o uso da palma da mão tornaram as transações 40 segundos mais rápidas.
O Banco do Brasil já está com projeto piloto em alguns estados e, no primeiro semestre de 2013, vai oferecer 7.500 pontos com biometria. Um dos diferenciais é que o cadastro da palma da mão poderá ser feito no caixa eletrônico.
Já os clientes Itaú que têm biometria cadastrada podem efetuar saques em caixas eletrônicos até um determinado valor sem uso do cartão. Segundo Erick Vils, não é preciso ter dúvidas quanto à cicatrizes, deformidades ou mão suada. Esses mecanismos foram bem desenvolvidos para todas as possibilidades de leitura.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário