quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Onda de calor deve continuar no RN até o final do ano


A onda de calor sentida nos últimos dias deve continuar. A alta na temperatura vai além do fato de ser esta a estação mais quente do ano. A mudança que tem feito o natalense usar - quando possível - menos roupas é causada pelo fenômeno de resfriamento nas águas do Atlântico Sul e ocorrência de ventos abaixo da média dos últimos dois anos. Com isso, a umidade diminui deixando o tempo mais seco, sobretudo no interior do estado. A expectativa é que somente com as "fracas" chuvas previstas para janeiro a março a temperatura abaixe.
O chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, diz que a preocupação é a elevação da temperatura mínima que está acima do normal, uma vez que a máxima não sofreu alteração e permanece em torno dos 30 graus. Em Natal, durante a madrugada os termômetros chegam a marcar 25 graus, nos últimos dias, quando o normal seria até 24 graus.
"O ambiente não está resfriando como devia, está um grau a mais, devido a umidade. E os ventos mais fracos não carregam  umidade", explica Bristot. Em consequência, a temperatura  entre às 8h e 9h da manhã chega a 28 graus, no Litoral Potiguar. Em bairros como o Centro e Alecrim onde há maior impermeabilização e crescimento populacional a sensação térmica pode chegar a 40 graus. E, no interior do Estado, 26 graus. "Como no interior a umidade relativa do ar está entre 28 a 30% se consegue um resfriamento maior, já na região litorânea a retenção de calor é maior", observa o meteorologista.
Pancadas de chuvas devem ocorrer entre os dias 1º a 10 de janeiro, mas sem força para mudar a alta temperatura. Previsão divulgada pela Emparn, na última semana, indicam que o período de janeiro a março de 2013 terá um regime de chuvas "entre normal e abaixo do normal".  O prognóstico negativo - contrariando as esperanças  após a pior seca dos últimos 50 anos - foi obtido a partir de análises de dados da atmosfera e dos oceanos.  Essa variável aponta para um período chuvoso desfavorável.
Caso a previsão se confirme, a tendência é que chova entre 70 milímetros e 100 milímetros em janeiro e fevereiro."Caso ocorra o aquecimento nas águas do Atlântico Sul teremos melhorias tanto em relação ao calor, quanto a umidade", acrescenta.

Saiba mais
Com o aumento da temperatura, o risco de desidratação e outras doenças aumenta e acomete sobretudo, crianças e idosos. De acordo com o geriatra Gustavo Rêgo, o aumento do fluxo de pacientes com desidratação, problemas renais, aumentam nesse período do ano. Veja dicas do especialista de como se proteger:
1 Por terem menor reserva de líquidos, os idosos devem ingerir mais água que jovens e adultos nesse período. O mínimo recomendado pelo médico é de 1,5 litro, por dia para evitar problemas renais, queda da pressão arterial e desidratação.
2 Pacientes com insuficiência cardíaca ou renal - que têm restrição na ingestão de água - é preciso consultar o médico particular e obedecer a quantidade prescrita.
3 Como para manter a temperatura do corpo normalizada, o organismo se vale muito mais do sistema de resfriamento da pele, por meio do suor, é preciso aumentar o consumo de frutas como melancia, melão, abacaxi e verduras.
4 Optar por ambientes climatizados e, quando exposto ao sol, usar proteção física como chapéus, sombreiros e o filtro solar podem evitar lesões na pele, mais frágil com o envelhecimento. Não tomar sol entre às 10 e 16h.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança