
Cerca de 20% das mulheres entre 45 e 69 anos deixam de fazer o exame de Papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero. Foi o que constatou estudo da Universidade Estadual de Maringá, divulgada pela Agência Notisa. A pesquisa apontou como fatores responsáveis pela não realização do exame dor e desconforto na hora da coleta, devido à menor lubrificação da vagina, principalmente a partir dos 60 anos.
Nervosismo e vergonha também foram citados. “Os achados evidenciaram a necessidade de intervenção em forma de educação em saúde para conscientização das mulheres que não realizam o exame, pois, independentemente da existência de fatores de risco, deve ser estimulada a prevenção”, diz o estudo.
Sheila Cristina Rocha Brischiliari, autora do estudo, e colegas alertam que o Papanicolau reduz em até 90% a incidência de câncer invasivo. “O Ministério da Saúde ainda preconiza que o exame seja realizado a cada três anos após dois resultados normais ou negativos para câncer, consecutivos, tendo intervalo de um ano”, esclarecem as autoras no artigo.
A pesquisa ‘Papanicolau na pós-menopausa: fatores associados a sua não realização’ ainda explica que há desigualdade racial e social no acesso ao exame. A maior fração de mulheres que não realizam o Papanicolau é de cor não branca e de baixa renda.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário