segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Casos da doença superam os de 2011


Informação e diagnóstico precoce são os responsáveis por evitar mortes, em especial, provocadas por doenças consideradas graves, a exemplo da meningite. Dados do último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado no dia 20 de novembro, revelam um aumento de 6,6% no número de casos da doença em relação ao ano passado.
Apenas neste ano, 80 pessoas, 54 em Fortaleza, já foram infectadas em 22 municípios, cinco casos a mais que os registrados em 2011. O levantamento da Sesa evidencia, ainda, o crescimento da incidência do problema a partir de 2010, período no qual foram realizados 31 diagnósticos positivos de meningite.
Para Manoel Fonsêca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, a situação é de equilíbrio, podendo este ser comprovado com o número de óbitos: 17 no total. Em 2011, foram 20 mortes. "De quatro em quatro anos, notamos um certo aumento de casos da doença, depois a incidência retorna a normalidade, já que temos meningite o ano inteiro, sendo transmitida por vírus e bactéria", analisa.
Segundo o especialista, a variação acontece devido às ações de imunização, que, com o passar dos anos, foram ampliadas. "As crianças nascidas a partir de 2010 já começaram a ser vacinadas contra Meningite Meningocócica tipo C. Então, a tendência é que os contágios sejam reduzidos conforme as prevenções. Mas vai levar um tempo para notarmos essa diminuição do tipo C", afirma.
Tipologias graves da doença, como a meningocócica, podem levar a óbito em até 48 horas, caso o diagnóstico não seja realizado rápida e corretamente, pois a bactéria compromete órgãos importantes. "No Interior do Estado, é comum a transferência de pacientes para a Capital sem informações concretas sobre o problema, agravando o quadro. Assim, os profissionais precisam estar capacitados a fim de lidar com a doença", comenta Fonsêca.
ContágioO bloqueio de transmissão da meningite é outra iniciativa a ser feita nas situações de contágio. Indivíduos próximos àqueles infectados precisam estar imunizados em um curto intervalo de tempo. Dentre os sintomas da patologia, estão febre alta, forte dor de cabeça, vômitos e rigidez na nuca.
Apesar de o alerta contra a contaminação ser realizado durante todo o ano, os períodos de chuvas merecem maior atenção, tendo em vista a baixa umidade e a consequente aglomeração de pessoas. "Nestes meses, há crescimento na incidência da meningite, assim como de dengue e doenças respiratórias. Por isso, estamos preparando um livro de orientação dedicado aos profissionais da saúde com informações importantes", revela. Está disponível no calendário básico de imunizações a vacina antimeningocócica C, que deve ser administrada em crianças aos três, cinco e 15 meses.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança