
A imagem do ex-jogador Ronaldo no quadro ‘Medida Certa’ do programa Fantástico, na Globo, que o desafia a perder peso, chamou a atenção de milhares de pessoas por um detalhe: uma pulseira, a Fuelband, que o ajudaria a medir os gastos calóricos. Mas a utilidade do objeto é vista com desconfiança por profissionais de educação física e especialistas em equipamentos eletrônicos.
A novidade, feita pela empresa de material esportivo Nike, promete marcar a quantidade de calorias gastas e o número de passos no exercício. O acessório, que fica preso ao pulso, foi testado e reprovado por especialistas.
O blogueiro Casey Chan, do site especializado em tecnologia Gizmodo, afirmou que o aparelho registrou gasto calórico maior quando ele fumou um cigarro do que quando subiu quatro lances de escadas. De acordo com Chan, a primeira atividade teve gasto de oito calorias. Já a segunda, apenas sete. “A melhor coisa sobre a Nike Fuelband é que você consegue monitorar qualquer atividade que você faça”, ironizou.
O diretor da R2 Assessoria Esportiva, Rafael Reina, afirma que nenhum acessório do tipo — incluindo aplicativos para celulares modernos e monitores cardíacos — é plenamente confiável. “É impossível criarem um artigo que funcione 100%. Para isso, seria preciso que os aparelhos marcassem com precisão ritmo, frequência cardíaca e velocidade. São funções diferentes e complexas”.
Apesar da discrepância de dados exatos, Reina garante que alguns acessórios podem ter utilidade. “É possível até prescrever certos tipos de treinamentos. Alguns tipos de produto conseguem ajudar a definir o melhor tipo de treino para cada pessoa”.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário