
“Já fui sanfoneiro, rei do baião, quase sumi na poeira. Agora, sou lúdico, autêntico. Virei um tal de folclore”. Dessa maneira, Luiz Gonzaga definiu o fenômeno que foi a sua vida. Agora, em 2012, ano de seu centenário, diversas homenagens feitas ao artista tomam conta do Brasil e do Rio, confirmando sua tese.
A principal delas é ofilme ‘Gonzaga — De Pai pra Filho’, dirigido por Breno Silveira, que estreia nesta sexta (26). A superprodução recria diversas fases da vida de Luiz, além de esclarecer a conflituosa relação que ele teve com seu filho Gonzaguinha. “Luiz Gonzaga é a raiz da nossa cultura. Ele foi o primeiro cara que fez um ritmo genuinamente brasileiro. Se você for procurar as razões do Brasil ser Brasil, do porquê que a gente se une, ele é um desses caras que uniu o Brasil”, afirma Breno.Outra reverência é o CD ‘Luas do Gonzaga’, produzido pelo cantor Gereba Barreto. O disco, com lançamento previsto para 13 de dezembro, mesmo dia do aniversário de Gonzagão, mostra uma faceta pouco conhecida dele. Diversas valsas, que Luiz compôs na década de 1940, foram gravadas e ganharam letras inéditas de Gilberto Gil, Lirinha, Capinan e Zeca Baleiro.
Na cidade, duas atrações chamam atenção. O musical ‘Gonzagão — A Lenda’, de João Falcão, que está em cartaz de quinta a domingo, apresenta a versão do diretor para a ‘lenda do Rei Luiz’. E a palestra ‘O poeta: Gonzaga no Cordel e o Cordel no Gonzaga’, que acontece hoje, às 19h, naBiblioteca Popular Municipal de Botafogo, com show do Trio Chabocão no final.
A popular Feira de São Cristóvão, que leva o nome do Rei do Baião, também faz sua homenagem. Uma grande festa está programada para o dia 13 de dezembro.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário