‘Quem quer comer minha rosca? Tá quentinha hoje! Quer seca ou molhadinha? Vai comer aqui mesmo, no meio da rua? É melhor em casa, hein, que come deitado.” Calma lá, olha a mente suja, pessoal! A fala é do vendedor de rosca mais famoso do Rio: Erisvaldo Correia dos Santos, o Da Rosca, 40 anos. Ele vende cerca de 300 roscas doces por dia, a R$ 2 cada, em roteiro por Glória, Laranjeiras, Cosme Velho, Largo do Machado e Catete.
Agora Erisvaldo mora numa casa grande, lá no morro, e tem cozinha toda equipada. O escritor José Abrantes fez até livro sobre ele. Seu sonho é ter lanchonete no Catete com comidas do Norte, como baião de dois, pirão de peixe. A sobremesa, é claro, rosca.
“Levo minhas fornadas para a rua, o pessoal come tudo, até a que sobra (brincadeira). Se desse bola para os outros, não tinha feito nada na vida. Ainda vou ser um grande empresário. Agora vou fazer rosca recheada de banana e goiabada”. Erisvaldo explica que não é gay, apesar de muitos levarem a brincadeira ao pé da letra, e está louco para arrumar namorada. “Só não pode fugir quando eu quiser queimar a rosca”.
COMO FAZER A ROSCA DE ERISVALDO?
Ele usa farinha de trigo, massa de fubá, leite, margarina, sal e um segredo, que não conta para ninguém. Já dispensou os ovos.
QUANTO ELE GASTA?
O custo é de R$ 72 por cada fornada de 200 roscas. Ele faz dois turnos: das 10h às 13h, e depois das 16h às 19h, em cada um leva 150 roscas, com cafezinho.
ONDE FICA A FAZENDA CATETE?
A favela onde Erisvaldo mora fica na Rua Pedro Américo, em frente ao morro Santo Amaro, no bairro do Catete, na Zona Sul do Rio.
E ESSA CIDADE DO CRATO, ONDE É?
A terra de Da Rosca faz divisa com o estado de Pernambuco e situa-se no Cariri Cearense, conhecido por muitos como o ‘Oásis do Sertão’.
QUAL O LIVRO SOBRE O VENDEDOR?
Chama-se ‘O Homem da Rosca’, de 2009, da editora Wak. Nele, o professor José Abrantes analisa a vida e o sucesso profissional de Erisvaldo.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário