terça-feira, 30 de outubro de 2012

1.800 casos de câncer de mama devem surgir

 
 Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que cerca de 1.800 novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Ceará, neste ano. Desse total, 50% são de câncer avançado. A informação foi divulgada pelo presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia, Luiz Porto, durante o XIX Congresso Brasileiro de Cancerologia 2012 (Concan), realizado, no último fim de semana em Fortaleza.No entanto, Luiz Porto acredita que há uma possibilidade de surgirem mais de dois mil casos. "O câncer de mama está aumentando, e o dado mais grave é que a população cearense não está preparada para enfrentá-lo", acrescentou.
Segundo Porto, grande parte das mulheres no Ceará ainda não tem consciência da importância da mamografia, das consultas periódicas, dos fatores de risco que podem levar o câncer de mama, pois a desinformação é muito grande.
O Congresso que aconteceu em Fortaleza de 24 a 27 de outubro, reuniu mais de 400 palestrantes de 16 estados, 18 estrangeiros e cerca de 3.500 congressistas. Em meio às discussões científicas, vários especialistas tentaram explicar que uma das principais causas dos óbitos por câncer é a falta de informação. 
Informação 
Para enfrentar a falta de informação, o médico Luiz Porto, que também é responsável pelo Comitê Estadual de Controle de Câncer ligado a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), afirma que o órgão está ajudando a criar associações de mulheres contra o câncer de mama em microrregiões do Estado.
Contudo, a desinformação não é a única causa de óbitos. A hereditariedade também é um fato que deve ser observado. A pedagoga Maria Clébia Dantas, há 12 anos, descobriu que tinha câncer de mama e não foi por falta de cuidado, mas pelo fator de risco já que a professora havia perdido três irmãs com a mesma doença.
Ela conta que fazia exames periódicos e, mesmo assim, foi por meio de um exame de toque que descobriu o nódulo na mama esquerda. Clébia fez mastectomia e dois anos depois outro nódulo surgiu na mama esquerda forçando a retirá-la também. Hoje, Clébia é presidente da Associação Rosa Viva e com a ajuda de 26 mulheres faz palestras sobre os riscos da doença e distribui panfletos de forma voluntárias em locais públicos.
Mas, o trabalho da pedagoga não para por ai. Impressionada com a desinformação das mulheres no Interior do Estado ela fundou uma entidade chamada Amigos de Dona Carlota, no município de Independência, na região do Inhamuns. "O meu objetivo é passar informação para as mulheres que, infelizmente, não sabem nem o que é câncer", ressalta Maria Clébia.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança