Com a situação calamitosa das estradas brasileiras, mecanismos que monitorem o seu estado de conservação e diagnostiquem quando pavimentos e asfaltos precisam de reparos é ferramenta primordial para o governo e a sociedade.
Um estudo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) uniu dados nacionais a um modelo norte-americano e o adaptou à realidade brasileira, tornando a inspeção tecnológica possível. Com o método desenvolvido, é possível prever o desempenho de pavimentos e caracterizar o tráfego das rodovias.
De acordo com a coordenadora do estudo, Heliana Barbosa Fontenele, é importante reforçar que o tráfego de veículos tem um papel importante tanto no dimensionamento como no comportamento dos pavimentos ao longo do tempo, mas nem todas as estradas brasileiras dispõem de equipamentos para a coleta dos dados. Ela conta que o estudo foi feito com base em informações de um posto de pesagem de veículos localizado na Rodovia dos Imigrantes, sentido sul, em São Paulo.
De acordo com a coordenadora do estudo, Heliana Barbosa Fontenele, é importante reforçar que o tráfego de veículos tem um papel importante tanto no dimensionamento como no comportamento dos pavimentos ao longo do tempo, mas nem todas as estradas brasileiras dispõem de equipamentos para a coleta dos dados. Ela conta que o estudo foi feito com base em informações de um posto de pesagem de veículos localizado na Rodovia dos Imigrantes, sentido sul, em São Paulo.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário