terça-feira, 5 de junho de 2012

Mulheres já são maioria nas universidades


Aos 40 anos, Lena se mudou do Rio de Janeiro para Valença, no Sul Fluminense, a 162 quilômetros da capital, para cursar Medicina. Além dos livros e do jaleco branco, a moradora de Cosmos, na Zona Oeste da cidade, levou os três filhos menores. “Eu tinha vontade de realizar meu sonho de infância, mas também queria as crianças perto de mim”, lembra a médica, integrante da primeira turma de bolsistas do ProUni. Alugou uma casa com auxílio do programa e matriculou os filhos em colégios públicos. “Eles me ajudaram muito a concluir o curso”. Um ano após a formatura, Lena se desdobra em três empregos, mas se diz realizada. A trajetória de Lena ilustra o aumento da escolaridade das brasileiras, que já ocupam 58,2% dos postos de trabalho no País. Nos últimos 10 anos, a renda feminina subiu 67%, enquanto a dos homens cresceu 40%. Este ano, elas devem injetar na economia R$ 717 bilhões.A força e a determinação para superar dificuldades têm levado cada vez mais mulheres a bater nas portas do Ensino Superior. Elas são maioria nas universidades brasileiras e as primeiras a se formar. Em 2010, dos 973,8 mil estudantes que concluíram a faculdade, 60,9% eram mulheres. “As brasileiras estão assumindo seu lugar no mercado de trabalho e ocupando cada vez mais postos de chefia”, constatou Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular.
A professora de
Educação Infantil Lucivânia Soares, 30 anos, parou de estudar há 8 anos, quando engravidou. Sofreu complicações após o parto, que a deixaram um ano em tratamento. Encontrou na família a motivação que faltava para recuperar o tempo perdido. João Bernardo, 9 anos, cobrava da mãe que voltasse a estudar. Ano passado, Lucivânia entrou para a faculdade de Pedagogia. Mas optou pelo curso a distância para ter mais tempo de acompanhar os estudos do filho.
Ex-moradora da Vila Vintém, subúrbio do Rio, Andrea Teles, 39, é hoje uma empresária bem-sucedida e escritora. Vive com a família em um apartamento próprio no Recreio dos Bandeirantes. Com um passado de violência e abusos na infância, aprendeu duras lições para uma vida de superação. A ex-doméstica contou com a ajuda dos patrões para concluir os estudos. Morava com eles, trabalhava de dia e estudava à noite. Aos 29 anos, sonhou que tinha de abrir uma escola. “Vendi o carro, o apartamento, pedi empréstimo no banco e abri uma pré-escola. No primeiro ano, eram 20 alunos”, diz. Andrea já é dona de três escolas em Jacarepaguá, onde atende 1.200 crianças e jovens com a ajuda de 130 funcionários — 95 são mulheres. “Com força e persistência, podemos tudo”, ensina.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança