A expectativa do vice-prefeito de Parnamirim, Epifânio Bezerra (PR), de atrair o apoio do PMDB para sua pré-candidatura à sucessão do prefeito Maurício Marques (PDT) foi frustrada ontem. Durante café da manhã, na associação de moradores da Cohabinal, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB, e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho (PMDB), anunciaram apoio à reeleição do pedetista.
Durante o evento, Henrique afirmou que o PMDB está fechado com a candidatura de Maurício Marques. Ele elogiou a administração do prefeito e prometeu empenho na campanha. "Parnamirim se desenvolveu bastante desde que [o deputado estadual] Agnelo Alves assumiu a prefeitura, em 2001. O município deixou de ser apenas uma cidade dormitório de Natal. O PMDB apoia esse crescimento. Por isso, está unido pela reeleição de Maurício", afirmou o parlamentar.
Já Garibaldi Filho destacou a parceria que teve ainda na gestão de Agnelo Alves, quando foi governador do estado, de 1995 a 2002. O ministro disseque fará campanha ao lado do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) em Natal, mas também irá às ruas pedir votos para o pedetista em Parnamirim. "É hora de reconhecer o que vem sendo feito por Parnamirim nos últimos 12 anos. Farei a campanha do PMDB em Natal e sarei sempre um pulo aqui para caminhar junto com Maurício", prometeu.
Além dos dois peemedebistas, também participou do evento o deputado estadual Agnelo Alves (PDT), antecessor e principal articulador da candidatura de Maurício Marques à reeleição. Apesar de não ter conseguido levar o PMDB para o palanque do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), seu filho, em Natal, o deputado conseguiu unir a família Alves em Parnamirim. O parlamentar ainda espera atrair o apoio familiar num possível segundo turno.
A decisão do PMDB de apoiar a reeleição de Maurício deixa o partido distante da base da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em Parnamirim. A democrata deverá apoiara a candidatura do deputado estadual Gilson Moura (PV), que a apoiou nas eleições de 2010. O vice-prefeito Epifânio Bezerra (PR) também está mais próximo da governadora. A tendência é que a oposição lance apenas um dos nomes, com o apoio do governo.
Apoio do PR ao PMDB não é retribuído
Até o momento, a parceria política firmada entre os deputados federais Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB, e João Maia, presidente estadual do PR, só tem beneficiado os peemedebistas. Enquanto Maia tem aderido aos projetos de Henrique em alguns municípios chaves, a recíproca não tem sido verdadeira. Parnamirim é mais uma cidade onde os peemedebistas estarão em palanque oposto ao dos republicanos.
O PR já aderiu às pré-candidaturas do PMDB em Caicó, que tem o ex-prefeito Roberto Germano (PMDB) como nome da oposição, e em Jardim do Seridó, onde o prefeito Jocimar Dantas (PMDB) disputará a reeleição. Henrique também busca a adesão dos republicanos à pré-candidatura do deputado estadual Hermano Morais (PMDB). No entanto, apesar de existir essa tendência, as duas legendas ainda não anunciaram aliança.
Nos municípios da Grande Natal, o PR lançou três pré-candidaturas: o prefeito Jaime Calado, em São Gonçalo do Amarante; o prefeito Antônio Peixoto, em Ceará-Mirim; e o vice-prefeito Pifânio Bezerra,em Parnamirim. Em São Gonçalo, Henrique incentiva a candidatura do deputado estadual Poti Júnior (PMDB). Em Ceará-Mirim, os Alves estarão no palanque da ex-prefeita Edinólia Melo (PMDB).
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário