Os dirigentes do Sebrae no Rio Grande do Norte vão assinar um acordo de cooperação com o governo do estado para aumentar a participação das micro e pequenas empresas nas compras realizadas por secretarias e autarquias estaduais. A meta é ampliar a quantidade de empresas de pequeno porte na lista de fornecedores do governo e também o volume negociado. A assinatura ocorrerá na próxima terça-feira (17), às 9h, no auditório da governadoria, e terá a presença do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, além do presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Sílvio Bezerra, e da diretoria executiva da Instituição.A proposta é implantar um projeto de compras governamentais, através de ações integradas e abrangentes que potencializem a inserção de pequenas empresas nos processos licitatórios, a fim de priorizar a aquisição de produtos e serviços prestados por MPEs com valores de até R$ 80 mil por parte do governo, conforme prevê o decreto estadual de número 21.709, de 2010.
Segundo o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae e Secretaria Estadual de Administração e dos Recursos Humanos. "Com esse projeto, pretendemos capacitar as empresas de pequeno porte para que se tornem aptas a entrar nesse processo de compras públicas, atuando com ações de acesso ao crédito e a mercado", enfatiza o superintendente. Para facilitar essa inserção, também será lançado o Licita Fácil RN, um portal que reúne informações sobre os pregões em âmbito do governo estadual e licitações abertas pelas prefeituras do RN, além de uma série de outros serviços nessa área. A iniciativa tem a parceria doTribunal de Contas do Estado (TCE).
Durante a solenidade, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, também lançará o Inovatec, um programa de apoio à inovação e tecnologia voltado para micro e pequenas empresas dos setores do comércio, indústria, serviços e agronegócio do Rio Grande do Norte. A proposta do Inovatec é estimular esses segmentos a adotarem processos inovadores e tecnológicos no ambiente produtivo. A meta é atingir cerca de 3,6 mil empresas com consultorias, capacitações e diagnósticos em parceria com o governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapern)
Dentro da agenda de compromissos, Luiz Barretto também participa amanhã do seminário Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, como parte do projeto Motores do Desenvolvimento, promovido pela TRIBUNA DO NORTE. O presidente do Sebrae proferirá palestra no evento sobre o projeto Sebrae 2014, que visa capacitar os empreendedores para aproveitarem as oportunidades geradas pela realização do campeonato mundial de futebol no Brasil. O seminário tem o apoio do Sebrae, do Sistema FIERN e do Sistema Fecomércio-RN, além de outros parceiros.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário