terça-feira, 27 de março de 2012

Taxa de incidência no Ceará é a 2ª maior do NE


O Ceará ocupa a segunda colocação no ranking dos Estados com maior taxa de incidência de tuberculose no Nordeste, perdendo apenas para Pernambuco.
Segundo informações do Ministério da Saúde, foram notificados 3.508 casos da doença em 2011, no Ceará, com taxa de incidência de 41,1 casos por 100 mil habitantes. Em Pernambuco, a incidência foi de 46,2, e notificação de 4.096 casos. Com a terceira colocação, ficou o Estado da Bahia, com 35.061 notificações e taxa de incidência de 35,9. O Piauí foi o Estado com menor taxa de incidência do Nordeste, 25,2 e 790 casos notificados.

Redução
Dado positivo que o Ceará apresenta é a redução de 2,85% no número de casos notificados, passando de 3.610 em 2010, para 3.508 no ano passado.
Na região Nordeste, a taxa de incidência caiu de 36,9 (2010) para 35,9 (2011). Apenas três Estados nordestinos, Paraíba (1,5%), Sergipe (8,84%) e Piauí (2,82%), apresentaram crescimento dos casos notificados.
Sheila Santiago, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), destaca que o Ceará tem uma detecção de mais de 50% dos casos, o que é considerado um índice muito bom.
Para aumentar os números de detecção, o órgão tem investido no diagnóstico precoce. No ano passado, informa a gestora, mais de 2.300 profissionais da saúde foram capacitados. Outra medida foi a criação, em 2009, do Comitê Metropolitano da Tuberculose, com participação de gestores e entidades civis.

Combate
Postos de saúde das Secretarias Executivas Regionais (SERs) I e VI realizam, até o próximo dia 30 de março, a Semana da Tuberculose. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Na Regional I, os usuários dos postos receberão panfletos explicativos sobre a doença e participarão de palestras educativas. Já na Regional VI, a programação inclui palestras, panfletagem, busca ativa nas comunidades dos pacientes faltosos ou em abandono, exames de escarro e atendimento preferencial para os sintomáticos respiratórios.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que pode ser transmitida pelo ar. Os sintomas são tosse, cansaço e febre.

70% dos pacientes com a doença se curam
No Ceará, em torno de 70% dos casos confirmados de tuberculose se curam. É o que informa o diretor do Hospital São José e médico infectologista Anastácio Queiroz. O especialista destaca que trata-se de uma doença grave, muito comum em viciados em crack e moradores de rua.
Para diminuir as taxas de incidência no Estado, Queiroz afirma que é preciso identificar o grupo que está dificultando o controle da doença para criar mecanismos de tratar essa população. O preconceito da sociedade gera problemas não só de convívio, mas também de controle do mal. Sabendo que não serão bem aceitos, muitos assumem que estão com tuberculose e acabam transmitindo a doença para mais pessoas.

Vulnerabilidade
O Programa Nacional de Controle da Tuberculose, do Ministério da Saúde, definiu como grupo prioritário as populações em situação de rua, a carcerária, os indígenas e as pessoas que vivem com HIV/Aids.
A doença é mais frequente entre grupos populacionais que vivem em condições desfavoráveis de moradia e alimentação e entre pessoas com sistema imune deficiente e dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança