segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Obras no roteiro de Dilma têm pelo menos uma década


São três obras vultosas, e que irão modificar a realidade do Estado e, em especial, da Região Metropolitana de Fortaleza, mas que carregam em si um histórico de longas esperas e frustrações por parte da população, perante os atrasos. Os empreendimentos que serão visitados hoje, pela presidente Dilma Rousseff, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), remontam a períodos bem anteriores à criação do próprio PAC, havendo registros ainda de 1987.
A agenda de Dilma no Ceará, que vem ao Estado pela segunda vez neste ano, engloba visitas no Metrofor, a ETA-Oeste (integrado ao projeto do Eixão das Águas) e ao Vila do Mar.
O primeiro destes chegou até a virar chacota ou mesmo "lenda urbana" por conta da população, que já vê as obras, iniciadas em 1999 com previsão de entrega para 2002, arrastarem-se por 13 anos.

Nos trilhos
Agora, com os trabalhos caminhando, enfim, em ritmo acelerado, com 95% da Linha Sul concluídos, a nova promessa é de que os trens já estejam circulando em operação comercial entre janeiro e fevereiro de 2013.
A construção do Metrofor vem atravessando vários governos. O contrato para a instalação do sistema de trens metropolitanos em Fortaleza foi efetivado ainda em 1987 pelo então governador Tasso Jereissati com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Rede Ferroviária Federal S/A (Rffsa). A vigência do documento era para 1988, mas as obras só foram ter início mesmo 11 anos depois.

Longa espera
As obras do metrô foram se estendendo por terem sido paralisadas por diversas vezes, e por longos períodos de duração, em virtude de retenção de recursos federais. Após cinco anos do início da construção, apenas 48,4% estavam prontos.
Depois de atrasos e retomadas, a expectativa foi levada para 2007, depois para 2008, então para 2010 e 2011. Agora, 2013. A própria Dilma Rousseff, quando então ministra da Casa Civil, já havia apontado preocupação com o andamento do projeto, quando fazia o balanço de dois primeiros anos do PAC (2007 e 2008).

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança