Acostumado a apagar incêndios com seu jeitão conciliador, Joel Santana assumirá o comando do Flamengo pela quinta vez em sua carreira. O desejo do treinador de retornar ao clube era enorme, por causa da eliminação vexatória da Libertadores, diante do América do México, em sua despedida do Rubro-Negro em 2008.A primeira passagem do Papai pela Gávea aconteceu em 1996. No ano anterior, centenário do Rubro-Negro, ele comandou o Fluminense na inesquecível final do Carioca, cujo título foi decidido pelo gol de barriga de Renato Gaúcho - por coincidência, Vanderlei Luxemburgo era o técnico do Fla.
Joel começou muito bem sua relação com o Flamengo. Conquistou, de maneira invicta, o Campeonato Carioca de 1996. No Brasileirão, a equipe não manteve o bom desempenho, e ele acabou sendo demitido faltando apenas duas partidas para o fim da temporada.
Em 1998, Joel Santana voltou ao Rubro-Nego para assumir o lugar de Paulo Autuori, mas não conseguiu fazer a equipe render e deixou o clube após apenas 27 partidas.
Joel também viveu dias de herói na Gávea quando dirigiu a equipe pela terceira vez. Em 2005, ele foi contratado com o time praticamente rebaixado, faltando apenas nove rodadas para o fim do Brasileiro. A estrela do técnico brilhou e ele conseguiu salvar o Flamengo com uma campanha impecável. Foram seis vitórias e três empates. Depois da façanha, o Papai se transferiu para o Vegalta Sendai, do Japão.
A mais recente e marcante passagem de Joel pelo Rubro-Negro aconteceu entre os anos de 2007 e 2008. No começo, tudo correu às mil maravilhas. O treinador chegou ao clube com o Brasileirão em andamento e, com uma arrancada fantástica, tirou o time da zona de rebaixamento e classificou-o para a Libertadores.
No início de 2008, o técnico levou o Flamengo ao título do Carioca, mas o que parecia um sonho acabou virando um pesadelo três dias após a conquista. Em seu jogo de despedida - ele já havia acertado para dirigir a seleção da África do Sul - o Rubro-Negro foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo América do México, em pleno Maracanã, com uma derrota por 3 a 0. Agora, Joel quer voltar e dar o título continental para a Nação.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário