domingo, 19 de fevereiro de 2012

Conheça a história do carnaval em Areia Branca e as suas atrações


Localizada na foz entre três rios e o Oceano Atlântico, Areia Branca realiza o maior carnaval do polo Costa Branca, reunindo milhares de foliões que lotam a cidade potiguar, distante 330 quilômetros de Natal e que tem 25.315 habitantes. Nessa época do ano, com o fluxo de gente na cidade, a população circulante chega a 150 mil pessoas. A folia já começou desde a quarta-feira, quando houve a abertura oficial, e prossegue até a próxima quarta, a de Cinzas, com o tradicional Mela-Mel. Por sinal, o mel de abelha é quem dá o sabor da tradição de se sujar com o doce para comemorar a folia momesca às 15h na Ponta do Mel.
Toda a festa de momo deste ano é dedicada à carnavalesca Maria de Virgílio. "Faz quatro anos que criamos um troféu, entregue ao Rei Momo, à Rainha do Carnaval e aos Blocos de Rua. Esse ano escolhemos para nomear esse troféu uma figura com grande participação na folia em anos anteriores, e que já faleceu. Maria de Virgílio criou um bloco, o Papangu, que sai no sábado animado com orquestra de frevo. Ela foi homenageada porque ajudou a tornar nosso carnaval uma tradição", explica Francisco Melo, gerente de Turismo, Comunicação e Eventos de Areia Branca.
A festa sempre começa ao meio-dia na Praia de Upanema, que fica na orla urbana de Areia Branca. Depois, há um arrastão às quatro horas da tarde, que literalmente arrasta as pessoas até o cais no centro da cidade. Depois disso, às dez da noite, a festa que se realiza na praça tem dois palcos montados, sempre animados com duas bandas. O Largo da Folia fica na entrada da cidade. Além das pousadas e hotéis lotados, incentivamos as pessoas a saírem de suas casas e alugarem aos foliões que vêm de fora", ressalta o gerente de Turismo.
Para incentivar a participação cada vez maior de pessoas no Carnaval de Areia Branca, a prefeitura incentiva a saída de algumas famílias de suas casas, para alugá-las aos foliões. "No sábado organizamos uma caravana para distribuir kits para esses foliões se divertirem, e no domingo, fazemos um evento de boas-vindas. Sorteamos uma das casas alugadas, levamos orquestra de frevo e um kit enorme com cerveja, gelo, energético. Até pagamos o aluguel da casa", conta o gerente de Turismo. Atualmente Areia Branca tem 50 casas alugadas para famílias inteiras, grupos de amigos e colegas que se juntam para se divertir durante a temporada na cidade. "Foi a forma que encontramos de acomodar bem o turista que visita Areia Branca".

Infraestrutura

No que se refere a infraestrutura, a prefeitura de Areia Branca contratou 250 homens de uma empresa particular deMossoró para fazer a segurança dos foliões. O Governo do Estado também enviou 100 homens a mais da Polícia Militar, que se somarão ao efetivo do Pelotão Destacado totalizando 350 policiais para garantir tranquilidade durante toda a folia momesca. "Apesar de grandioso, nosso carnaval tem zero de violência", garante Francisco Melo.
Unidades móveis de saúde com médicos e enfermeiros de plantão estão montados no percurso do arrastão e no Largo da Folia há uma unidade fixa de saúde para eventuais emergências. O Corpo de Bombeiros realiza hoje a vistoria do palco montado no Largo da Folia, e dos 40 camarotes particulares existentes na festa. Quarenta e seis banheiros químicos também serão distribuídos pela prefeitura tanto na Praia de Upanema quanto no palco.

Animação e muita folia pelas ruas
Ao meio-dia deste domingo, 19, a praia de Upanema será palco para o show da Banda Chamego, à tarde haverá arrastão animado por Cavaleiros Elétrico, e á noite a folia é animada pela Banda Cia do Kuarto, Sergynho e Banda e Abadalá. Já a segunda terá Nilson Viana na praia, Banda Inala no trio e as bandas Sob Medida, Prabalá e Tabakana no Largo da Folia. A terça gorda será animada por Banda Porreta Music ao meio dia na praia, o arrastão será comandado por Saia Elétrica, e Forró dos Três, Bonde do Maluco e Banda Introza vão animar a festa no Largo da Folia.
Ainda sobra disposição? Claro que a Quarta-feira de Cinzas tem mais festa. Logo cedo, no cais, às 6h da manhã sai um arrastão do bloco Vadios da Quarta. A turma segue animada pelas ruas da cidade animados por um trio elétrico e com orquestra de frevo. À tarde, o Mela-Mel de Ponta do Mel também terá trio e orquestra, além da animação do cantor Ramon Rodey. Em Areia Branca o domingo de carnaval também terá Desfiles de Escolas de Samba, festa na Casa do Frevo diariamente a partir das 22h, e na segunda-feira, por volta das 16h, um bloco de nome sugestivo: A Soma dá Mais de 300. Dada a programação, feito o convite. Seja mais um nessa contagem de alegria.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança