Maestros e músicos de diversos municípios do Rio Grande do Norte participaram nesta quinta-feira(6), na Assembléia Legislativa, de audiência pública sobre a proposta de criação do Sistema Estadual de Bandas de Música.
Evento, proposto pelo deputado Fernando Mineiro, contou também com a presença das Bandas de Música Euterpe Jardinense(Jardim do Seridó) e Filarmônica de Cruzeta.
As duas Bandas de Música foram homenageadas durante a audiência pública. Também receberam homenagens in memoriam os maestros Felinto Lúcio e Tonheca Dantas.
Tonheca Dantas foi representado pelo filho, Tonheca Dantas Filho. Felinto Lúcio também foi representado pelo filho, Paulo Lúcio, que é violonista.
Antes da audiência pública, no auditório Robinson Faria, as Bandas de Música de Jardim do Seridó e de Cruzeta fizeram uma apresentação na praça sete de setembro, em frente à Assembléia Legislativa.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, que participou da abertura dos trabalhos, externou o seu sentimento de apoio às Bandas de Música do Estado.
“A Assembleia por meio de suas ações na área cultural vem dando incentivo aos artistas da terra. A criação do Sistema Estadual de Bandas de Música vai contar com apoio irrestrito dos 24 deputados”, afirmou Motta.
Durante a audiência pública houve um momento de emoção.
Foi o encontro de duas gerações de músicos, simbolizado pelo maestro Tonheca Dantas Filho, de 95 anos, e pela clarinetista da Filarmônica de Cruzeta, Karolyne Kely Trajano, de apenas sete anos de idade.
Projeto
O deputado Fernando Mineiro apresentou os principais pontos do projeto de lei que propõe a criação do Sistema Estadual de Bandas de Música.
Projeto será apresentado na Assembléia Legislativa na próxima terça-feira(11), segundo informou Mineiro.
“Nosso objetivo com esse projeto de lei é promover a articulação e a troca de experiência entre as Bandas de Música do Estado, bem como divulgar a produção cultural e debater o papel dessas bandas junto às comunidades”, enfatizou Mineiro.
Acrescentando: “Ao todo, o projeto, que vamos apresentar oficialmente na próxima terça feira, tem treze pontos”.
O evento contou ainda com a presença da deputada Márcia Maia, da coordenadora nacional do programa de Bandas de Música Rosana Lemos; do professor de música da UFRN Ronaldo Ferreira; da secretária extraordinária de Cultura Isaura Rosado; do coordenador do Projeto Bandas Filarmônica da Juventude Solidária, maestro Humberto Carlos Dantas(Bembem), e o chefe da representação Nordeste do Ministério da Cultura Fábio Henrique de Almeida.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário