Uma operação realizada pelo Ministério Público Estadual e a Polícia Militar prendeu três pessoas, apreendeu documentos e bens e resultou no seqüestro judicial de quatro empresas: o Supermercado É Show, a Casa do Pão de Queijo (loja do Carrefour), a Platinum Automóveis e o Restaurante Piazzale Mall. Com o nome de Operação Pecado Capital, a ação do MPE teve como base investigações dentro do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN). Rychardson de Macedo Bernardo,(foto) ex-diretor do órgão, foi preso e apontado pelos promotores como cabeça de quatro esquemas de desvio de dinheiro público.O seqüestro judicial é, de acordo com o MP, um fato inédito na história do Judiciário potiguar. É a primeira vez que a Justiça decreta intervenção pública dentro de empresas privadas por suspeita de crimes, dentre eles peculato e lavagem de dinheiro. Os quatro interventores irão administrar as empresas envolvidas enquanto a investigação sobre lavagem de dinheiro é aprofundada. Para o MPE, foram utilizados recursos provenientes de fraudes em licitações, contratações de funcionários fantasmas, cobrança de propinas e concessão indiscriminada de diárias no capital dessas empresas.
Os administradores nomeados pelo juiz da 7ª Vara Criminal José Armando Pontes Dias Júnior são: Flávio Holanda Pinto para as duas lojas da Platinum Automóveis; Ludmilla Mirza Moreira para o Restaurante Piazzale Mall, José Maria de Castro Neto para as duas lojas do Supermercado É show; e Tércio Bento da Silva para a franquia da Casa do Pão de Queijo. Os bens dos três presos (Rychardson de Macedo Bernardo; Rhandson Rosário de Macedo Bernardo; e Daniel Vale Bezerra) foram considerados indisponíveis pela Justiça. Outros dois acusados tiveram mandados de prisão, mas estão foragidos. São eles: Adriano Flávio Cardoso Nogueira e Aécio Aluízio Fernandes de Faria.
Todos os acusados pelo MPE estavam ligados à administração do Ipem nos anos de 2007 a 2010, sob a coordenação de Rychardson de Macedo. Rhandson é irmão de Rychardson.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário