domingo, 5 de junho de 2011

Erasmo Carlos chega aos setentão

Erasmo Carlos chega amanhã aos 70 anos como um nome referencial do rock nacional e da música brasileira, muito além do papel de coadjuvante de Roberto Carlos
No bairro da Tijuca ele nasceu Erasmo Esteves, carioquíssimo que fará amanhã (5/6) bem vividos 70 anos. Ganhou fama e sucesso nacional como Erasmo Carlos, nem sempre no papel de protagonista, mas sempre fundamental na história da música popular brasileira dos últimos 50 anos. Ao lado do ‘Rei’ Roberto Carlos, e a ‘Ternurinha’ Wanderléa, que o ‘Tremendão’ Erasmo Carlos se tornou sucesso nacional como protagonista do programa Jovem Guarda, que entre 1965 e 1967. Com o fim do programa, ele partiu para uma aproximação com a MPB.

Erasmo virou nome referencial no pioneirismo do rock brasileiro, tendo sido um dos primeiros a misturar rock com música brasileira, tendo lançado discos hoje considerados clássicos como Carlos, Erasmo (1971), 1990: Projeto Salva Terra (1974) e Banda dos Contentes (1976). Bateu bola com colegas tijucanos, como Jorge Ben, e os tropicalistas Caetano Veloso e Gilberto Gil, além dos roqueiros Os Mutantes e A Bolha.
A transformação de típico garoto tijucano no roqueiro famoso começa a acontecer ainda na adolescência, quando ficou vidrado pelo nascente rock´n´roll da juventude transviada norte-americana que aqui chegava pelas capas de revistas e pelo cinema. Foi quando integrou a turma do Matoso, por onde circulava também Tim Maia, Jorge Ben, Wilson Simonal e onde aportou o capixaba Roberto Carlos. Com colegas da Matoso montou o grupo vocal The Snakes, sem sucesso.
Com o fim do grupo em 1961, Erasmo foi trabalhar como assistente de Carlos Imperial, passando a compor versões para os artistas produzidos por Imperial. É então que integra o grupo Renato & seus Blue Caps, com quem gravaria um LP e acompanharia Roberto Carlos no sucesso Splish Splash (1963). É desta época a inclusão do ‘Carlos’ no nome artístico. O sucesso das versões e parcerias com Roberto logo o credenciaria a se lançar como artista solo com Festa de Arromba (1964).
Coadjuvante
Depois da prolífica trajetória nos anos 70, mas sempre aparecendo como coadjuvante do imenso fenômeno Roberto Carlos, no início dos anos 80 experimenta novamente o sucesso nacional com o discos Erasmo convida... (1980), Mulher (Sexo frágil) (1981) e Amar pra viver ou morrer de amor (1982). Erasmo se desgasta com a cobrança de um disco por ano e não repete o mesmo êxito nos trabalhos seguintes. Amarga uma carreira instável nos anos 90, se destacando durante as comemorações de 30 anos da Jovem Guarda, mas sofrendo com o suicídio da esposa Narinha.
 Somente nos anos 2000, Erasmo voltou com força total, passando a compor com novos parceiros – entre os quais Marisa Monte e Nando Reis. Monta a gravadora Coqueiro Verde, pelo qual lança o CD Rock´n´roll (2009), produzido por Liminha. Erasmo vem então batendo uma bola com Arnaldo Antunes e outros artistas que o reverenciam.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança