sábado, 30 de abril de 2011

Novo modelo de perícia vai liberar mais médicos para a ‘malha fina’ das aposentadorias

 
O INSS poderá revisar 2,7 milhões de aposentadorias por invalidez. Apesar de a lei exigir avaliação a cada dois anos, a falta de profissionais da perícia médica para executar a tarefa é um dos impedimentos. Há décadas não se faz a revisão periódica, embora este seja um benefício temporário. A implantação do novo modelo, que prevê concessão de auxílio-doença sem perícias para afastamentos que podem chegar a 120 dias — ainda em fase de estudo —, poderá abrir espaço para a ‘malha fina’ no instituto.
Para o presidente da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), Luiz Carlos Argolo, a revisão das aposentadorias por invalidez é assunto delicado. “Hoje, há pessoas com idade avançada com cinco anos de afastamento. Como é que vamos aferir a invalidez? Hoje, a tecnologia varre o mundo em seis meses. Esse é o universo com o qual o perito se depara”, avalia.
Com mais profissionais disponíveis, também será viável destiná-los a atividades como fiscalização de saúde e segurança do trabalho e acompanhamento de demandas judiciais. Em 70% dos casos, o acompanhamento do perito previdenciário ao trabalho judicial mantém as decisões administrativas (de indeferimento nas agências).
Hoje, há 580 mil processos. Levantamento da Previdência estima que, só na revisão das aposentadorias por invalidez, 5% poderiam ter alta (135 mil pessoas). Nas ações judiciais, o percentual sobe para 40%, com 232 mil a menos.
“Não queremos cessar benefícios ou economizar. Queremos dar a quem efetivamente tem direito. É preciso mudar a cultura de que benefício é subsistência, embora haja estímulos para isso. A legislação permite que o auxílio-doença seja maior que o salário da ativa”, disse o presidente do INSS, Mauro Hauschild, ao apresentar a proposta no 3º Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária.
Ações do teto: proposta na segunda-feiraProcurador chefe do INSS, Alessandro Stefanuto afirmou que a posição do instituto sobre a revisão e atrasados para 131 mil segurados será entregue na segunda-feira ao Ministério Público Federal de São Paulo. Há interesse no pagamento administrativo, mas a decisão agora é política e está nas mãos do Ministério da Fazenda. O presidente do INSS, Mauro Hauschild, admitiu que a proposta de pagamento, parcelada ou integral, poderá ser por projeto de lei.
Perito quer virar auditorO novo modelo de perícia médica gerou resistência na categoria, que temia concessões deliberadas. Mas, agora, já começa a ganhar a simpatia da classe. Sabe-se que haverá aumento de custos no início, mas há possibilidade de trazer mais status à carreira. Os peritos, que poderão auditar processos e fiscalizar condições de saúde e segurança nos locais de trabalho, já estão defendendo uma nova carreira: auditor médico previdenciário.
O QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO
O modelo de concessão em estudo pode adotar a certificação digital para o atestado médico. O médico assistente (do setor público ou da rede privada) obteria o certificado e enviaria o atestado pela Internet. Afastamentos de até 30 dias poderiam ser liberados automaticamente pelo sistema, que emitiria a carta de concessão em programa semelhante ao que gera a guia de pagamento da doméstica.
O modelo prevê afastamentos em até 120 dias sem a avaliação tradicional — hoje, 85% dos benefícios são concedidos nesse prazo. Mas o período será testado aos poucos: em 30, 45, 60, 90 dias, por exemplo. Haverá um procedimento padrão para o Código Internacional de Doenças (CID) e os afastamentos. O sistema vai analisar cada caso. Auditorias seriam contínuas. Mesmo número de CRM e CID podem acender o alerta para fiscalização direcionada.
Não estariam autorizados ao afastamento sem perícia aqueles que contribuíram menos de 36 vezes. Há também a hipótese de o número cair para 24.
Em breve, programa piloto em São Paulo e Rio Grande do Sul vai instituir o resultado da perícia, em terminal de autoatendimento, 30 minutos após a avaliação médica.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança