sexta-feira, 8 de abril de 2011

FARDAMENTO ESCOLAR

PCrônica
Paulo Cesar Brito-Poeta/Escritor AreiaBranquense
Sempre, sempre tenho defendido a tese, que só reconhecemos os estudantes pelo seu fardamento escolar. Hoje é tudo diferente o aluno vai do jeito que quer e achar certo para dentro de uma sala de aula. Conquistei meu primeiro fardamento, quando estudava na Escola Municipal Aluizio Alves, do nosso querido Valdecir Nunes, Cizinho (in Memória), lembro-me bem, era uma calça azul e uma camisa branca de mangas curtas, só não sei de que tecido eram feitas as fardas, se era de Terbrim, linho ou outro tecido peço ajuda aos mais antigos. O calçado era um conga azul, Virgem Maria, ainda sou do tempo de “conga” olhe ai gente. Ficávamos todos iguais e bonitos, principalmente em época de desfile cívico.
Hoje os uniformes usados pelos alunos da rede estadual e municipal, não sei nem se posso chamar isso de farda, mais parece um time de futsal, ou bloco alternativo de carnaval, coisa assim. Isso tudo mim causa até certa revolta. Na parte das costas das camisas os alunos fazem questão de não mais escreverem seus próprios nomes e sim, os nomes de quem eles admiram, por exemplo, Michael Douglas, Michael Jackson, Ronaldinho, Hittler, Mussolini, esses dois últimos foram os maiores ditadores de seus respectivos países, cruéis mesmo. É triste ver isso.
Só para se ter uma idéia, quando eu cursava o primeiro ano magistério no extinto Centro Educacional Desembargador Silvério Soares, fui mandado embora para casa, pela diretora Fátima Oliveira á época, somente por que eu estava com o uniforme mais faltava as meias. Entendi-a e fui embora. Coisa essa que não acontece mais nos dias de hoje. Não sei por que os alunos ainda, não resolvem ir nu ou vestido de tarrafa, pois nem está nu e nem tão pouco vestido. Vão de calção, chinelos, mini saias, topes. Uma verdadeira nudez como se estivessem indo a festas ou a praia. Que coisa não?
Conversando com o amigo Carlos Alberto Junior da Estação digital sobre o assunto de uso do fardamento escolar, ele disse que outro dia em conversa com o então secretário municipal de educação o Professor Raimundo Lacerda, o mesmo comentou com Carlos Junior, que existe uma portaria, a qual proíbe a exigência do fardamento escolar, foi um projeto de lei criado por um deputado daqui do Rio Grande do Norte. Esse deputado é uma vergonha para a educação de nosso estado. Mesmo diante dessa informação repassada a mim pelo meu amigo, me interessei no assunto e fui ter uma conversa com o mestre José Jaime Rolim, mais pasmo e triste fiquei quando soube que a vereadora Francisca Varela, criou uma lei na câmara municipal dando por fim a obrigatoriedade do uso do fardamento escolar em nossa cidade. Pois a mesma frisou que muitos pais de alunos e alunos pediam ajudas para a confecção de fardamentos ao senhor prefeito e vereadores. Que coisa feia vereadora. Pois é com o fardamento onde, todos os alunos se vestem por iguais desde a camisa ao calçado, sem ter que menosprezar seus colegas de escola.. Essa seria a maneira dos alunos economizarem suas roupas e servir de passaporte de entrada para o aluno ao chegar à escola.
O que vejo nos tempos atuais, é simplesmente uma “papagaiada”, que me desculpe os alunos que não conhecem da lei, feita por um deputado e uma vereadora, sem qualquer conhecimento para com a identidade do aluno. De uma coisa tenho a plena certeza, quem perde com o não uso do fardamento, é o estabelecimento de ensino, que deveria propagar uma boa imagem com seu fardamento, e o aluno que deveria se orgulhar de vestir uma farda de sua escola preferida. Pelo menos eu e parte dos areia-branquenses da minha época de criança e adolescente, tivemos o prazer de um dia ter usado o fardamento escolar. Saudades e tristeza.
Postado Por:Paulo Cesar Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança