O Ministério da Saúde(foto aplicando a vacina no ex-jogador Jairzinho) divulgou nesta quinta-feira informações sobre a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Neste ano, a vacina terá em sua composição a cepa do vírus H1N1, responsável pela contaminação por gripe suína. A vacinação será realizada nos postos de saúde entre 25 de abril e 13 de maio.
Além da inclusão da cepa do vírus H1N1, a campanha de 2011 vai atender mais dois grupos da população. Antes, eram vacinados idosos, indígenas e profissionais de saúde. A partir deste ano, gestantes e crianças com idade entre seis meses e dois anos também foram incluída sno grupo beneficiado com a vacinação.Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, as crianças são aquelas em que a gripe pode levar a casos mais graves e deverão receber a vacina em duas doses. Já a justificativa para a vacinação em gestantes é que elas foram as mais contaminadas pelo vírus da gripe suína em 2010. As autoridades reforçaram que a vacinação não atrapalha o desenvolvimento do bebê.
"Nos dois extremos dos grupos de vida, estão as pessoas mais suscetíveis e vulneráveis. O objetivo não é impedir a circulação do vírus, mas sim proteger aqueles grupos que podem desenvolver formas mais graves, como a pneumonia bacteriana e outras doenças", explicou Jarbas, acrescentando que a vacina é fabricada com as três principais cepas de bactéria que circularam no ano anterior.
No total, de acordo com as estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de pessoas serão beneficiadas pela vacinação em mais de 75 mil postos de saúde em todo o país. A campanha terá um dia especial de mobilização em 30 de abril. Não há nenhum tipo de contra-indicação, exceto as pessoas com alergia a ovo. já que a vacina é produzida com a proteína albumina, presente no alimento.Hábitos de higiene podem evitar contaminaçãoApesar de não haver riscos de pandemia da doença, o secretário ressaltou a importâbncia da prevenção e das práticas de higiene para e vitar a contaminação por gripe.
"É um mito acharmos que se contrai o vírus pelo ar. Há vários estudos que mostram que o vírus se adquire através do contato com superfícies contaminadas. Lavar a mão antes da refeições e depois do banheiro não é mais suficiente. O importante é lavar a mão várias vezes por dia e não proteger tosses e espirros com a mão nunca, mas sim com as mangas e, de preferência, com lenços descartáveis", disse Jarbas Barbosa.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário