Palhaço, policial, bailarina e Branca de Neve: chegou a hora de cair na folia. Mas, seja qual for a sua fantasia, para aguentar a maratona e ‘sobreviver’ à Festa de Momo é importante escolher bem o que se come e, principalmente, o que se bebe. Alimentos leves e muita hidratação são a chave para driblar o cansaço e manter o ritmo nos quatro dias de Carnaval. Mas, de acordo com especialistas, é possível comer um bom cachorro-quente sem medo de perder o samba.
“No Carnaval, as pessoas passam muitas horas na rua e acabam não priorizando a alimentação. Para evitar problemas, o folião que quiser um cachorro-quente, por exemplo, deve escolher o alimento num local em que a salsicha esteja coberta por água fervente, saindo vapor. Isso garante que não terá bactérias”, explica o microbiologista Roberto Figueiredo.
Endocrinologista do Laboratório Lâmina, Rosita Fontes compara a maratona do Carnaval aos exercícios físicos. “O folião dança e brinca na rua, embaixo do sol, ou em lugares fechados e cheios. Tudo isso, aliado ao calor, estimula a produção de suor e perda de líquido pelo organismo. Por isso, as pessoas devem ingerir mais de 2,5 litros de água por dia”, afirma.
“Os blocos saem cheios e as pessoas não olham para o chão. Muitos sofrem entorses quando estão em calçadas e pisam fora do meio-fio. Por isso, a recomendação é usar sapatos fechados e estáveis, como tênis. A irregularidade das ruas e buracos são um problema”, diz Marco Sauberman, ortopedista especializado em medicina desportiva.
E para não fazer feio a dica para os que pretendem beijar muito no Carnaval é cuidar da saúde bucal. Segundo a dentista Maristela Lobo, esta é a melhor forma de evitar doenças, já que um beijo transmite cerca de 250 tipos de bactérias e vírus. “Se todo folião fizer a sua higiene bucal adequada, com escovação e fio dental, e visitar o dentista regularmente, a probabilidade de ficar doente por causa do beijo cai muito”, conclui a dentista.
CONFIRA AS DICAS E APROVEITE A FOLIA
EVITE A RESSACA
Muitos blocos estão marcados para o período da manhã, e especialistas alertam que não se deve beber em jejum. Uma dica é tomar um café da manhã reforçado e ingerir uma colher de azeite antes de começar a beber. Isso reduz a velocidade de metabolização do álcool e reduz o risco de ressaca. Intercalar copos de água com a bebida alcoólica também é indicado.
REFRIGERANTE OU SUCO?
ENERGIA TOTAL
Para não faltar energia, a nutricionista do Mundo Verde, Bruna Murta, alerta: não se deve ficar mais de três horas sem comer. Nem é bom se alimentar de pratos muito gordurosos ou doces. O cardápio deve priorizar cereais integrais, carboidratos, vegetais e carnes magras.
HORTELÃ NO DIA SEGUINTEUma dica para o dia seguinte é beber um chá de hortelã. A bebida ajuda na recuperação do fígado. Os feitos com as folhas naturais são mais indicados. Não exagere nos remédios contra dor de cabeça, que também podem sobrecarregar o fígado.
SEXO SEGURO
Não esqueça de usar preservativos sempre. Eles previnem não só contra o HIV, mas contra outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, além de impedir a gravidez.
PROTETOR SOLAR
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário