segunda-feira, 7 de março de 2011

Folial: cuidados ajudam a manter o ritmo


Palhaço, policial, bailarina e Branca de Neve: chegou a hora de cair na folia. Mas, seja qual for a sua fantasia, para aguentar a maratona e ‘sobreviver’ à Festa de Momo é importante escolher bem o que se come e, principalmente, o que se bebe. Alimentos leves e muita hidratação são a chave para driblar o cansaço e manter o ritmo nos quatro dias de Carnaval. Mas, de acordo com especialistas, é possível comer um bom cachorro-quente sem medo de perder o samba.
“No Carnaval, as pessoas passam muitas horas na rua e acabam não priorizando a alimentação. Para evitar problemas, o folião que quiser um cachorro-quente, por exemplo, deve escolher o alimento num local em que a salsicha esteja coberta por água fervente, saindo vapor. Isso garante que não terá bactérias”, explica o microbiologista Roberto Figueiredo.

Endocrinologista do Laboratório Lâmina, Rosita Fontes compara a maratona do Carnaval aos exercícios físicos. “O folião dança e brinca na rua, embaixo do sol, ou em lugares fechados e cheios. Tudo isso, aliado ao calor, estimula a produção de suor e perda de líquido pelo organismo. Por isso, as pessoas devem ingerir mais de 2,5 litros de água por dia”, afirma.
Os cuidados com alimentação não devem ser os únicos. Na hora de sair de casa para aproveitar os blocos de rua, o folião tem que lembrar dos pés: calçados novos, que facilitam o aparecimento de bolhas; sandálias abertas, que deixam dedos expostos, e saltos altos devem ser evitados.
“Os blocos saem cheios e as pessoas não olham para o chão. Muitos sofrem entorses quando estão em calçadas e pisam fora do meio-fio. Por isso, a recomendação é usar sapatos fechados e estáveis, como tênis. A irregularidade das ruas e buracos são um problema”, diz Marco Sauberman, ortopedista especializado em medicina desportiva.
E para não fazer feio a dica para os que pretendem beijar muito no Carnaval é cuidar da saúde bucal. Segundo a dentista Maristela Lobo, esta é a melhor forma de evitar doenças, já que um beijo transmite cerca de 250 tipos de bactérias e vírus. “Se todo folião fizer a sua higiene bucal adequada, com escovação e fio dental, e visitar o dentista regularmente, a probabilidade de ficar doente por causa do beijo cai muito”, conclui a dentista.

CONFIRA AS DICAS E APROVEITE A FOLIA
EVITE A RESSACA
Muitos blocos estão marcados para o período da manhã, e especialistas alertam que não se deve beber em jejum. Uma dica é tomar um café da manhã reforçado e ingerir uma colher de azeite antes de começar a beber. Isso reduz a velocidade de metabolização do álcool e reduz o risco de ressaca. Intercalar copos de água com a bebida alcoólica também é indicado.
REFRIGERANTE OU SUCO?São uma alternativa à água. Mas por conterem muito açúcar devem ser a última opção entre sucos, refresco, frutas e isotônicos.
ENERGIA TOTAL
Para não faltar energia, a nutricionista do Mundo Verde, Bruna Murta, alerta: não se deve ficar mais de três horas sem comer. Nem é bom se alimentar de pratos muito gordurosos ou doces. O cardápio deve priorizar cereais integrais, carboidratos, vegetais e carnes magras. Frutas podem ser levados para os blocos. Passar muitas horas sem comer aumenta o risco de fraquezas e hipoglicemias que podem causar desmaios.

HORTELÃ NO DIA SEGUINTEUma dica para o dia seguinte é beber um chá de hortelã. A bebida ajuda na recuperação do fígado. Os feitos com as folhas naturais são mais indicados. Não exagere nos remédios contra dor de cabeça, que também podem sobrecarregar o fígado.
SEXO SEGURO
Não esqueça de usar preservativos sempre. Eles previnem não só contra o HIV, mas contra outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, além de impedir a gravidez.
PROTETOR SOLAR
Não esqueça de proteger a pele contra a ação dos raios solares. Lembre-se de reaplicar o produto.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança