sábado, 19 de março de 2011

Consumidor deve comparar peso dos produtos de Páscoa para escolher o preço justo

 
Comprar ovos de Páscoa no impulso, normalmente, não é um bom negócio. Quem pensa que está levando a guloseima com a quantidade de chocolate esperada, tanto pela embalagem quanto pela numeração, pode levar prejuízo. Além de comparar preços, os consumidores precisam estar atentos às informações do rótulo. E como muitos trazem brinquedos de brinde, também é importante saber se eles são seguros para as crianças.
Segundo Manoela Dias, nutricionista da Pró-Teste, é comum fabricantes usarem o mesmo número para pesos diferentes. Portanto, não é aconselhável se guiar por eles, mas, sim, comparar a gramatura (peso). Em avaliação feita no ano passado, foram encontrados para o número 15 ovos tanto de 150 quanto de 240 gramas.


“Não observamos muitos problemas em relação ao peso informado no rótulo. Normalmente, correspondia ao verificado. Mas vimos diferentes marcas com números iguais e pesos diferentes”, conta a nutricionista.
No ano passado, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça multou a Garoto por conta da redução de 75 para 50 gramas do ovo ao leite de número 9. O processo foi movido por uma entidade de Minas Gerais.
Para saber se os brinquedos dados como brindes são seguros para as crianças, também haverá operação do InMetro. Os pais só devem comprar produtos com o selo do instituto. Em operação anterior, ovo trazia corneta que emitia som acima do permitido. A aposentada Evanda Pereira, 64 anos, diz que lê atentamente a embalagem: “Ninguém pode comer chocolate demais nem de menos”.


Preços até 7% mais altos este ano
Segundo a previsão das indústrias do setor, o consumidor vai encontrar nesta Páscoa ovos até 7% mais caros. No entanto, os fabricantes estão otimistas e esperam um crescimento de 10% nas vendas na Páscoa deste ano. O grupo Pão de Açúcar espera crescimento de 30% nas vendas.
Segundo o IBGE, barras de chocolate e bombons estão 5,75% mais caros no Rio, nos últimos 12 meses. O percentual não é muito diferente da inflação em geral.
A nutricionista Manoela Dias recomenda aos consumidores que evitem comprar ovos em excesso. Além de fugir de prejuízos, quem compra a quantidade adequada evita problemas com a saúde, já que o produto é muito calórico. Se receber de presente mais do que pode comer, o mais aconselhável é guardar na geladeira o chocolate e consumi-lo aos poucos. “Normalmente, o chocolate dura entre três e quatro meses. Mesmo se a pessoa congelar, o prazo é o mesmo”, conclui a nutricionista da Pró-Teste.
CUIDADOS:
NUMERAÇÃOA numeração dos ovos de Páscoa não corresponde necessariamente ao peso. O consumidor precisa verificar a gramatura do produto e comparar com os preços para saber se está fazendo bom negócio. Até uma mesma marca pode mudar a quantidade de chocolate de um número para o outro.EMBALAGEMAlguns fabricantes procuram tornar as embalagens de ovos de Páscoa mais atrativas, com caixas ou invólucros em formatos de figuras como corações, por exemplo. Para não levar prejuízo, o consumidor tem que conferir a quantidade de chocolate que está comprando e não se orientar apenas pelo volume da embalagem.
NUTRIÇÃOPela presença de açúcar e gordura, o chocolate não deve ser consumido em excesso. Comprar a quantidade moderada é o mais recomendável. Conservar os ovos de Páscoa na geladeira é uma boa solução para quem recebe vários de presente. O produto tem que ser consumido dentro do prazo de validade.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança