quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Barragem Santa Cruz em Apodi chega a 80% da capacidade


Os dois maiores açudes do Rio Grande do Norte superaram os 70% de sua capacidade. A barragem Santa Cruz do Apodi, a segunda maior em volume de água, com 600 milhões de metros cúbicos, já chegou a 79,41% e o volume continua subindo, mesmo sem registro de chuvas na região do Médio Oeste. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, Marcílio Reginaldo de Souza, há cinco dias não chove na cidade.
Segundo ele, tem chovido bastante na cabeceira do rio Apodi, por isso o aumento do volume da barragem. "Há uma semana, o volume era de pouco menos de 77%", disse.
Marcílio explica que já foram feitos levantamentos de todas as áreas vulneráveis do Município, com apoio da Defesa Civil do Estado. "Nós temos nosso próprio plano de contingência. Estamos orientando as famílias das regiões mais críticas a retirarem todos os animais das áreas baixas, que não plantem nas várzeas e, quem estiver nessas áreas de vulnerabilidade que possa tirar seus pertences", completa Marcílio, lembrando também que é importante que senhoras, crianças e gestantes também sejam deslocadas para a cidade ou áreas mais altas, como prevenção.
A Defesa Civil do Município também está fazendo levantamento por secretaria, localizando o pessoal disponível: médico, assistente social, enfermeiros, agentes de saúde e voluntários disponíveis para ajudar.
A sangria da barragem Santa Cruz atinge principalmente a região do Vale. A Prefeitura trabalha como pontos estratégicos o Rio de Zé Bico, Baixa Fechada I e II, Trapiá I e II, Cipó e Juazeiro I e II. "A média de famílias atingidas, entre as comunidades de Santa Rosa e Rio Novo, é de 3 mil famílias", disse Marcílio. No relatório enviado ao governo, as quatro regiões afetadas pelas enchentes - Chapada, Vale, Areia e Pedra - atinge diretamente 12 mil pessoas.

VAZÃO
Segundo a Defesa Civil da cidade de Apodi, a tomada d'água da barragem está acima de 10%. Segundo Marcílio, ficou entendido que, sendo necessário aumentar a vazão da tomada d'água, o governo entrará em contato. "O problema é que se aumentar a vazão, na situação atual, já prejudica as regiões do Vale do Açu", conta.
Marcílio contou ainda que os barraqueiros que ficam ao pé da barragem, numa área apontada como de alto risco pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), já foram avisados. "Esperamos que o Governo do Estado retire as pessoas das barracas que estão em área de risco, para a nova área de lazer que está quase pronta", contou.

APANHA PEIXE
A falta de atualização no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) limita os usuários sobre a situação volumétrica do açude Apanha Peixe, em Caraúbas. No endereço eletrônico, a atualização ainda é de 30 de abril de 2009, quando o açude alcançou 100% de sua capacidade.
O coordenador de Defesa Civil de Caraúbas, Naldo do Recanto, disse não saber qual é a situação do açude, mas na próxima semana estará visitando a comunidade para fazer levantamento, dentro do trabalho de atualização do plano de contingência municipal.
Segundo ele, há cinco meses na função, se preocupou muito com a questão dos carros-pipas e agora tem de voltar suas atenções para possíveis enchentes.
Ainda na região Oeste, o açude com maior volume registrado pela Semarh é o Rodeador, em Umarizal, com 81,58% de sua capacidade máxima. O manancial tem capacidade para 21 milhões de metros cúbicos.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança