
A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira a Operação Geleira, com o objetivo de desarticular um grupo formado por prefeitos, ex-prefeitos e servidores no Piauí e especializado na venda de notas fiscais frias para desvio de dinheiro público. O saldo da operação foi o cumprimento de 84 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisão temporária, tendo sido sete prefeitos e dois ex-prefeitos presos.
Os mandados foram cumpridos em 12 prefeituras no interior do Piauí, em Câmaras Municipais do interior, em um gabinete parlamentar e na Assembleia Legislativa do Piauí.
O grupo é acusado de operar em um esquema de falsificação de documentos públicos, criação de empresas fantasmas, emissão de notas fiscais frias, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Eles teriam agido em 21 cidades no interior do estado, como São Raimundo Nonato.
No total, a Polícia Federal apreendeu veículos, computadores, valores e documentação que comprova as fraudes. De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), o desvio pode ter chegado a R$ 3,7 milhões.
A PF, no entanto, não divulgou os nomes dos prefeitos presos.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário