sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Rolls-Royce que vai transportar Dilma tem quase 60 anos


Muitas lendas rondam o Rolls-Royce presidencial, modelo Silver Wraith (Espectro de Prata), utilizado em posses e desfiles de 7 de setembro desde o governo Getúlio Vargas ou, mais precisamente, desde 26 de março de 1953, data do termo de entrega do automóvel ao mandatário brasileiro. Naquela época, a menina Dilma Vana Rousseff mal tinha deixado as fraldas quando o conversível, ou Cabriolet Park Ward conforme o fabricante, estreou em terrenos brasileiros desfilando pelas ruas de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, nas comemorações do Dia do Trabalho.
Com a mecânica e os acessórios ainda originais de fábrica - e um seguro ultrapassando os R$ 400 mil - o Silver Wraith utilizado neste 1º de janeiro pela primeira mulher a ocupar o cargo mais importante da República foi trazido de Londres para o Rio no início de 1953. Teria sido alvo de protestos de udenistas como Carlos Lacerda pelo custo do automóvel supostamente pago pelo Erário, mas outros mitos sobre a aquisição do Rolls-Royce apontam que teria sido um presente de Elizabeth II.

Ambas as histórias - divulgadas por anos - soam pouco prováveis, uma vez que a monarca britânica foi coroada somente três meses depois da chegada do veículo ao Brasil. A outra controvérsia foi aparentemente superada por um depoimento de Alzira Vargas, filha de Getúlio, que informou que a compra do carro foi feita por um grupo de empresários do setor cafeeiro - ao custo 7.949 libras esterlinas - que doaram o veículo ao presidente.

Com apenas 28 mil km rodados, o Rolls-Royce presidencial, que levará Dilma Rousseff sozinha no trajeto da solenidade de posse, foi adaptado para suportar até três seguranças em cada estribo lateral, além de comportar mastros nos pára-lamas dianteiros para pequenas bandeiras nacionais.
Na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, o carro protagonizou uma gafe de manutenção e engasgou na subida da garagem do Senado Federal. Ainda que o automóvel seja ligado semanalmente e circule nos pátios do Palácio do Planalto para se manter ativo, a rateada há oito anos obrigou ofegantes seguranças da Presidência a empurrar o Rolls-Royce ladeira acima.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança