Muitas lendas rondam o Rolls-Royce presidencial, modelo Silver Wraith (Espectro de Prata), utilizado em posses e desfiles de 7 de setembro desde o governo Getúlio Vargas ou, mais precisamente, desde 26 de março de 1953, data do termo de entrega do automóvel ao mandatário brasileiro. Naquela época, a menina Dilma Vana Rousseff mal tinha deixado as fraldas quando o conversível, ou Cabriolet Park Ward conforme o fabricante, estreou em terrenos
Com a mecânica e os acessórios ainda originais de fábrica - e um seguro ultrapassando os R$ 400 mil - o Silver Wraith utilizado neste 1º de janeiro pela primeira mulher a ocupar o cargo mais importante da República foi trazido de Londres para o Rio no início de 1953. Teria sido alvo de protestos de udenistas como Carlos Lacerda pelo custo do automóvel supostamente pago pelo Erário, mas outros mitos sobre a aquisição do Rolls-Royce apontam que teria sido um presente de Elizabeth II.
Ambas as histórias - divulgadas por anos - soam pouco prováveis, uma vez que a monarca britânica foi coroada somente três meses depois da chegada do veículo ao Brasil. A outra controvérsia foi aparentemente superada por um depoimento de Alzira Vargas, filha de Getúlio, que informou que a compra do carro foi feita por um grupo de empresários do setor cafeeiro - ao custo 7.949 libras esterlinas - que doaram o veículo ao presidente.
Com apenas 28 mil km rodados, o Rolls-Royce presidencial, que levará Dilma Rousseff sozinha no trajeto da solenidade de posse, foi adaptado para suportar até três seguranças em cada estribo lateral, além de comportar mastros nos pára-lamas dianteiros para pequenas bandeiras nacionais.
Na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, o carro protagonizou uma gafe de manutenção e engasgou na subida da garagem do Senado Federal. Ainda que o automóvel seja ligado semanalmente e circule nos pátios do Palácio do Planalto para se manter ativo, a rateada há oito anos obrigou ofegantes seguranças da Presidência a empurrar o Rolls-Royce ladeira acima.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário