As obras da rede de distribuição de água em Mossoró prosseguem esta semana com assentamento de tubulação em 25 ruas no grande Alto de São Manoel. Até o momento foram assentados cerca de 40 quilômetros de rede. O Governo do Estado investe R$ 119 milhões nesta obra que vai substituir toda a antiga rede que abastece o município mudando a realidade do abastecimento da cidade. De acordo com o gerente de obras de Mossoró, José Ronaldo Medeiros, as obras estarão acontecendo nos bairros Planalto, Costa e Silva, Vingt Rosado e Alto de São Manoel.
José Ronaldo explica que onde é possível, a rede de água já vai sendo ligada, mas em alguns trechos será necessário fazer a ligação em outro momento porque na área a rede é nova e ainda está sendo assentada. A obra que está sendo feita pela construtora Ecocil prevê 620 quilômetros de instalação de rede de água. Quando o trabalho for concluído, o Governo do Estado terá investido R$ 119 milhões para beneficiar toda a cidade.
Serão beneficiados os bairros Alto da Pelonha, Vingt Rosado, Sumaré, Liberdade, Bom Jesus, Alto de São Manoel, Planalto 13 de Maio, Nova Vida, Papouco, Dom Jaime Câmara, Alameda dos Cajueiros, Conjunto Walfredo Gurgel, Costa e Silva, Rincão, Ilha de Santa Luzia e Bom Jesus.
Outros bairros também beneficiados são Alto da Conceição, Santo Antônio, Abolição I, II, III e IV, Nova Betânia, Quixabeirinha, Sítio Estreito, Belo Horizonte, Lagoa do Mato, Alto do Xerém, Carnaubal, Pereiros, Centro, Barrocas e Santa Helena. Também serão contemplados os bairros 12 Anos, Boa Vista, Aeroporto, Cidade Nova, Dix-Sept Rosado, Santa Delmira, Wilson Rosado, Redenção, Santa Júlia e o Distrito Industrial.
Além da nova rede, a Caern vai construir cinco reservatórios do tipo elevado e um reservatório apoiado, que juntos terão a capacidade de armazenar 2,6 milhões de litros de água. A obra também contempla quatro Estações Elevatórias para bombeamento de água e a implantação de duas Estações de Tratamento de Água nas captações dos rios Apodi e Açu. A previsão do término dos trabalhos é de quinze meses.
Abastecimento
Na última semana, problema mecânico ocorrido na Estação de Bombeamento 1 da Adutora Jerônimo Rosado, em Assu, prejudicou o abastecimento em todo o Alto de São Manoel, trazendo problema de falta de água para vários bairros de Mossoró. O sistema já está bombeando desde a manhã desta segunda-feira (29) e no começo da noite o abastecimento deve estar normalizado nos bairros afetados.
Os problemas de abastecimento de Mossoró são antigos e se agravam nesta época do ano, quando a Caern registra aumento do consumo em todo o Estado. Além da adutora que abastece o município não ser suficiente para atender à demanda (sendo necessária a construção de um novo sistema adutor), grande parte da rede que abastece a cidade está obstruída por aragonita, um calcário que envolve a tubulação e impede a passagem de um maior volume de água.
O fenômeno ocorre em função da alta temperatura da água que sai dos poços que abastecem o município que, em contato com a tubulação, forma uma crosta grossa e que entope os canos. Outro agravante é o fato da tubulação ser antiga e se romper com freqüência, obrigando a Caern a interromper rotineiramente o abastecimento em alguns pontos para serviços de manutenção. Com as obras de substituição de toda a rede, em andamento, a Caern terá condições de reduzir significativamente o problema de falta de água na cidade.
Ruas em obras iniciando esta semana
Pedro Ciarlini, Avenida Rio Mossoró, São Luiz, Travessa General Péricles, Maria N. de Morais, Travessa Figueira Filho, Dr. Amaury, Brigadeiro Salema, Presidente Café Filho, Padre Cícero, Professor Prates da Silva, Presidente Kennedy, Idalino Almeida, Rosineide Alves de Medeiros, Mercedes Marwell, José Vilmar Pessoa, rua projetada, Jorge Coelho de Andrade, Adolfo Rodrigues, Lavoisier Maia, Ralf Soper, Marcelo Maia, Pedro Fernandes, Engenheiro Carlos Dumaresque e Maria Neuma de Melo.
Postado Por;Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário