sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A MAIS BELA VOZ AREIA-BRANQUENSE

PCrônica.com
PAULO CESAR DE BRITO-POETA/ESCRITOR AREIABRANQUENSE
Desde criança sempre tive a mania de levantar-me cedo, pois na infância sempre tive disposição para trabalhar. Era tanto que eu vendia pasteis, bolos e outras guloseimas de porta em porta, junto com outros amigos. Com o passar do tempo a mania de levantar-me cedo veio ajudar-me quando servir ao Exercito Brasileiro na década de 90. Hoje mesmo em casa, ainda conservo este costume de acordar cedo. Varro o quintal, dou de comer as galinhas, galos, patos e cachorros que crio. Além de alguns afazeres domésticos como fazer café e aguar as plantas. Procuro logo pela manhã cedo, ligar o rádio para ouvir o Programa “Acordando o litoral”, apresentado pelo locutor amigo Jailton Rodrigues, na FM Costa Branca, para ouvir boas musicas, e noticias local. És que em um determinado momento escuto uma chamada em que a Fundação Areia Branca de Cultura, convida á todos os artistas músicos para participarem de mais uma edição do concurso “A Mais Bela Voz”, promovido pela Rádio Rural de Mossoró.
A emissora Rádio Rural é um meio comunicação de grande credibilidade para a nossa região salineira, como a região do Oeste Potiguar. Ela a rádio foi à grande percussora para descobrir talentos na área musical, através desse concurso foram descobertos, grandes nomes da nossa musica como, Bartô Galeno, Regi Campelo, Roberto dos Terríveis e a nossa querida Raimunda Costa, hoje com o nome artístico Amanda Costa.
Mais foi no ano de 1968, a primeira realização da mais bela voz em nossa região, que teve como ganhadora a Areia-branquense Raimunda Costa, interpretando a musica “Cinderela” da cantora Ângela Maria. A população da salinésia encantou-se, por ser sua conterrânea a primeira vencedora do concurso.
No ano de 1976, foi à vez de Lioesse Figueiredo, ser aclamado campeão. Após oito anos da vitoria de Raimunda Costa. Em 1986, Carine Medeiros trouxe mais um titulo. E por fim Késio Dantas, hoje, “Kelvis Duran” filho de Manoel Cabeludo, interpretando a musica “Voa liberdade” do cantor Jessé. Lá se vão 17 anos, que não somos bem representados no concurso. Antigamente as pessoas que disputavam o titulo, escolhiam boas musicas para cantar, como composições de Jessé, Antonio Marcos, Moacir Franco, Roberto Carlos, Amelinha, Emilio Santiago, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros. O próprio corpo de jurados tinha certa dificuldade em escolher o melhor, por ser todos bons interpretes.
Pelo menos hoje o que eu tenho visto em minha cidade, é que poucos candidatos se preocupam em escolher boas musicas para os mesmo interpretar. Parece que o estilo sertanejo tomou conta da cabeça de todos. Acredito eu, que o publico gosta de ouvir musicas que fale do amor, e das coisas bonitas da vida. Já esta bem que na hora dos novos talentos da salinésia, escutarem opiniões e gostos populares. Acredito que seja o primeiro passo para o sucesso. Afinal gente fazem 17 anos, que Areia Branca não conquista o troféu “Sábia” com a mais bela voz Areia-branquense.
Postado Por:Paulo Cesar de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança