sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A DANÇARINA

PCrônica.com
PAULO CESAR DE BRITO-ESCRITOR/POETA AREIABRANQUENSE
Hoje amanheci com os circos de antigamente na lembrança. Que na minha terra se armavam em vários terrenos livres e abertos. Quero me lembrar e não consigo, do nome daquele circo da dançarina que enlouqueceu tudo que era de marmanjo, principalmente os adolescentes assim como eu. Nem do nome dela. Devia ter uns 14, 15 anos altura mediana de mulheres brasileira, olhos castanhos, bonita até demais. As mulheres também lhe gabavam a formosura, admiradas. Quase lembro agora o nome dela. O nome quase só vogais. Deixa pra lá.
Só sei que o circo já tinha fama nacional, porque um dos bichos que fazia as apresentações no circo era a famosa macaca “Catarina”, a qual era protagonista junto com o ator global José Wilker na novela “transas e caretas”, que ia ao ar no horário da 20:00 horas no ano de 1984. Wilker fazia o papel de Tiago, filha da grande empresaria Francisca Moura Imperial, papel feito pela grande atriz Fernanda Montenegro.
Pois bem, era uma temporada de quase 10 dias, o circo armado ali onde é hoje a quadra de esporte da COHAB, não é que em meio a tantas cantadas, conversas e paqueras, a belíssima dançarina cedeu seu coração a um Areia-branquense de nome Roberto, funcionário da Cosern. Por aqui ela ficou e casou-se com sortudo, e juntos formaram uma bonita família. Há lembrei-me do nome da dançarina que arrasava corações, se chama Ana Aparecida, popularmente conhecida por Aninha e nome do circo era Pigallis. Porém a macaca Catarina não existe mais. Faz anos que não vejo a tão famosa dançarina. Será que ela ainda seria capaz de realizar umas das grandes apresentações como dançarina? Ainda guardo vivo na lembrança o seu jeito frenético de se rebolar levando a platéia do “poleiro” como chamava a geral antigamente ao delírio. Imagine quem estava bem próximo a ela sentado na cadeira ali onde se apresentava o espetáculo em si. Acredito que nem conseguia dormir quando chegava em casa, com aquela imagem de uma dançarina angelical na memória. Saudades da dançarina.
Postado Por:Paulo Cesar de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança