quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Pão e leite mais caros e café com ameaça de alta
Os preços do pão e do leite subiram e deixaram o café da manhã mais caro. Já o custo do tradicional cafezinho não teve variação, mas é ameaçado por cotações internacionais do tipo arábico, de consumo menos comum no Brasil, que podem chegar ao bolso do consumidor. Na mesa do carioca, o maior vilão tem sido o mercado lá fora.
Os valores negociados no exterior refletem na formação do preço e na destinação do produto. Quando o mercado internacional fica mais atraente, os produtores optam pela exportação e diminuem a oferta dentro do país, o que faz os preços aumentarem. Quando itens não industrializados são afetados por problemas climáticos ou de produção em outros países, também pode ficar mais difícil e caro trazê-los ao Brasil.
O produção de trigo no Brasil, por exemplo, atende pequena parte do que é consumido. O restante é importado. Como o preço internacional está alto, elevou o valor do produto e de seus derivados aqui. Desde o início do ano, o pão francês já ficou 7,6% mais caro. Entre setembro e a terceira semana de outubro, a alta foi de 2,7%, de acordo com a pesquisa da Fecomércio-RJ.
Com forte produção de café destinada ao mercado interno, ainda não sofremos com as altas verificadas em outros países. Em todo o ano, o preço do produto subiu 0,41% nas gôndolas de supermercados.
Já o leite ficou mais caro nesse mesmo percentual só na semana passada. Desde janeiro, a alta já chega a 19,71%. Segundo Christian Travassos, economista da Fecomércio-RJ, os preços aumentaram no início do ano, mas recuaram entre abril e junho. Entre os derivados, o preço do queijo prato subiu 17,5%. A inflação no Rio está acumulada em 4,2%.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário